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Navegando por Autor "PEREIRA, Everaldo"

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    A comunicação de mercado e a ressignificação de marca: como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2014-04-24) PEREIRA, Everaldo; GALINDO, Daniel dos Santos
    Este estudo tem como objetivo analisar como os processos comunicacionais de manifestações perceptivas dos consumidores pós-modernos, a partir das interações em redes sociais virtuais, contribuem para a ressignificação da imagem de marca. Reavaliamos o processo comunicacional ante as novas interações econômicas e tecno-sociais, partindo de uma visão de consumo de significados e um deslocamento do marketing das necessidades para um marketing de sentidos. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso único da marca Lego, a partir de levantamento bibliográfico, levantamentos qualitativos das interações em sites, análise de conteúdo de blog e análise qualitativa de fórum de consumidores da marca. Assim, concluímos que a comunicação de mercado assume um papel aglutinador nas construções simbólicas da imagem de marca nas organizações e que a facilidade econômica e atemporal em compartilhar manifestações por meio da internet ressignifica a imagem de marca em um papel de troca simbólica na bolsa de valores de imagens das redes on-line.
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    Criança, comunicação e consumo: um estudo dos canais de brinquedo no YouTube
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-05) PEREIRA, Everaldo; KÜNSCH, Dimas A.
    Esta pesquisa tem como tema criança, comunicação e consumo e, como objeto, os canais de brinquedo no YouTube. O objetivo geral é o de estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar.

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