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Navegando por Autor "PENA, Davi Barbosa"

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    Mal-estar docente: estudo com professores readaptados de escolas públicas
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-07-26) PENA, Davi Barbosa; REZENDE, Manuel Morgado
    A escola sempre teve seu lugar de importância na sociedade e os professores, ou mestres, como eram chamados tinham o respeito e a admiração de todos, era uma profissão reconhecida. Os professores eram referências para seus alunos, valorizados não só pelo seu conhecimento, mas também pela figura de admiração que despertava em seus alunos. Entretanto, com o passar dos anos, esta profissão começou a ser desvalorizada e o glamour que existia parece que se perdeu no tempo e a sociedade que tanto admirava seus professores, hoje em dia, parece não reconhecê-los. Com esta desvalorização, toda a sociedade perde. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de saúde na trajetória profissional de professores readaptados. A amostra pesquisada foi composta por professores readaptados de ambos os sexos que estavam readaptados há mais de 01 (um) ano, em escolas públicas de São Paulo-SP. Os instrumentos utilizados foram: entrevista com perguntas norteadoras e um questionário de identificação dos participantes. Os resultados apontaram que o trabalho em sala de aula pode desencadear sintomas mentais em professores, no entanto, nem todos profissionais enxergam dessa forma, e, muitas vezes justificam sua patologia ligada somente a questões pessoais. Além disso, os resultados mostram também o isolamento do profissional que está readaptado, a desvalorização deste profissional, a falta de empatia de seus colegas de profissão, evidenciando também a desesperança na readaptação e a falta de perspectiva de futuro de um readaptado. Espera-se que este trabalho possa ter contribuído para aprofundar sobre o tema mal esta docente e o universo dos professores readaptados e que, a partir disso, possamos pensar em estratégias de promoção da saúde na educação.

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