Navegando por Autor "OLIVEIRA, Mirione Gomes de Azevedo"
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Item Para além do quadro-negro: a influência docente e o papel da afetividade no desenvolvimento do aluno(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-03-12) OLIVEIRA, Mirione Gomes de Azevedo; VILELA, Elaine GomesO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). O modelo de ensino tradicional, com alunos enfileirados e aprendendo de forma coletiva, contrasta com a necessidade atual de reconhecer e atender às peculiaridades de cada estudante. Esse cenário revela um paradoxo na educação contemporânea: embora tenha havido avanços no reconhecimento da complexidade do ensino e na importância da personalização da aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa investiga como a atenção individualizada dos professores influencia o desenvolvimento emocional e acadêmico de alunos do Ensino Fundamental II e Médio desafiando o ensino massificado e explorando estratégias pedagógicas adaptativas e a integração da educação emocional. O problema de pesquisa consiste em identificar: O que emerge das narrativas de professoras do ensino fundamental II e ensino médio, quando estas refletem sobre o desenvolvimento escolar e social de seus alunos? O objetivo geral desta pesquisa é explorar a influência da atenção individualizada dos professores no desenvolvimento emocional e acadêmico dos alunos, considerando o contexto das experiências diretas dos educadores em sala de aula. Os objetivos específicos são: (i) examinar as percepções dos professores sobre o impacto de suas relações com os alunos no engajamento e sucesso acadêmico; (ii) investigar as estratégias pedagógicas adotadas para criar ambientes de aprendizagem adaptativos às necessidades individuais; (iii) avaliar a importância atribuída à inteligência emocional e seu impacto no bem-estar dos estudantes; (iv) explorar as estratégias que os professores utilizam para adaptar suas práticas às necessidades emocionais e cognitivas de cada aluno, desafiando a padronização e a massificação da educação. A metodologia é de caráter qualitativo investigativo com a utilização da pesquisa narrativa nos moldes de Clandinin e Connelly (2015), tendo o corpus da pesquisa composto por narrativas obtidas de quatro professoras buscando identificar práticas pedagógicas que fomentem o desenvolvimento positivo dos alunos. Os resultados confirmaram que a atenção individualizada e o acolhimento emocional são determinantes para o desenvolvimento dos alunos, reforçando a necessidade de um ensino mais flexível e humanizado. No entanto, identificamos que a estrutura educacional impõe desafios significativos, tornando essencial a implementação de políticas que garantam maior suporte aos docentes e um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficiente.