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Navegando por Autor "MOZZER, Luciene Domenici"

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    Formação em serviço no município de Juiz de Fora (2016-2018): olhares e perspectivas docentes
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-18) MOZZER, Luciene Domenici; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves
    Balizada em estudos sobre a formação de professores e professoras ao longo dos anos, a presente pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação”, na linha de Formação de Educadores, tem como foco a formação em serviço dos docentes do município de Juiz de Fora/MG. Os objetivos centrais da pesquisa foram mapear a programação formativa dos últimos três anos e compreender a percepção dos docentes, considerando os aspectos que contribuem para seu desenvolvimento profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa com dados construídos a partir da análise documental, questionário e questões abertas, conforme as etapas seguintes: i) análise de documentos disponibilizados pela rede municipal sobre palestras, oficinas e cursos oferecidos aos docentes nos últimos três anos; ii) questionário encaminhado a cem docentes, por meio eletrônico, da rede municipal, contemplando escolas centrais, periféricas e rurais; iii) questões abertas com oito docentes para aprofundamento do tema. A seleção dos docentes para entrevista, além do critério de localidade da instituição, considerou a representação de todas as áreas curriculares. Os dados, nos diferentes instrumentos, em função dos objetivos da pesquisa, foram analisados em uma abordagem que compreende a educação como prática social, que considera a complexidade do processo e suas relações, em uma realidade histórico-social que é contraditória e em permanente transformação. Aportamos nosso referencial, em uma perspectiva crítico-reflexiva, embasados em autores como Pimenta, Freire, Imbernón, Nóvoa. Compreendemos a trajetória formativa do professor/a – inicial e em serviço – aliada à sua experiência profissional contribui para a construção de saberes, considerando a unidade teoria-prática, desde que sejam consideradas nos planos de formação em serviço, suas necessidades, suas expectativas, seus conhecimentos, suas experiências, sua cultura, bem como a forma como compreendem o papel da educação no contexto mais amplo. Defendemos que a formação contínua em serviço somente produzirá transformações se proporcionar uma reflexão real dos professores sobre a prática no momento atual, de forma contextualizada e teoricamente fundamentada. A pesquisa considerou que o Programa de Formação do município é uma importante ação das políticas públicas de formação em serviço e com muitos pontos positivos, seja pela diversidade de temáticas, seja pelo longo período em que vem se mantendo como compromisso com a educação pública municipal. Nesse processo formativo da SME, o desafio é promover a construção dos saberes docente a partir da significação social da profissão; da constante revisão dos significados sociais, da percepção do professor enquanto ator e autor, concedendo à atividade docente seus valores, de maneira a respeitar o seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, suas representações, de seus saberes, suas relações com os outros, nas escolas nas quais o professor está inserido. A pesquisa apontou para a necessidade de repensar as políticas de formação contínua no município, uma vez que fatores como a falta de tempo, de adequação da temática e dissociação da teoria/prática emergiram ao longo do processo, indicando mudanças necessárias no programa de formação.

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