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Navegando por Autor "LOPES, Nicanor"

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    A sensibilidade cultural do adventismo como modelo missiológico em grandes centros urbanos: uma análise de Igrejas Adventistas étnicas na cidade de São Paulo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2015-09-24) MENDES, Fabiano Ramos; LOPES, Nicanor
    Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento da missão adventista na cidade de São Paulo em busca de um modelo missiológico para centros urbanos. São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo tem uma formação cultural plural, não apenas pelas forças atuantes da modernização, secularização, globalização e pós-modernidade. A composição da população da cidade possui uma gênese étnica plural. Além da matriz autóctone indígena, do colonizador branco europeu e dos escravos africanos, desde o início do século XIX chegaram outros imigrantes, europeus e asiáticos. Nas primeiras décadas do século XX, o Brasil foi o país que mais recebeu imigrantes em todo o mundo. Estima-se que nos anos de 1920, apenas um terço da população na cidade de São Paulo fosse de brasileiros, o restante era composto por imigrantes. A inserção do adventismo em São Paulo se deu por missionários imigrantes que trabalharam primeiro com outros imigrantes antes de evangelizar e desenvolver a missão adventista com os brasileiros nacionais. De alguma forma, esse início deixou marcas na missão adventista paulistana. São Paulo é hoje a cidade com o maior número total de adventistas no mundo e a única com Igrejas Adventistas étnicas que atendem cinco grupos étnicos distintos: japoneses, coreanos, judeus, árabes e bolivianos/peruanos. Esta pesquisa busca investigar a formação de uma sensibilidade cultural no adventismo paulistano que lhe permitiu dialogar com a pluralidade cultural da metrópole paulistana.
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    A vida na missão do metodismo poços-caldense: uma análise crítica sobre a práxis missionária no âmbito da ação social à luz do plano para a vida e missão
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-12-14) SANTOS, Lays Rocha Moreira dos; LOPES, Nicanor
    A relação entre as dimensões evangelística e social da missão sempre se constituíram de forma tensa na história da Igreja Cristã. Esse legado dicotômico entre Deus-mundo, espirito-corpo vem desde os gregos, Agostinho e hoje é reforçado pela mentalidade iluminista. Assim essa herança sustenta e possibilita interpretações como por exemplo, política e ação social são coisas terrenas; a missão suprema da igreja é a pregação oral; as melhorias das condições sociais é resultado do bom êxito da evangelização. Entretanto, na história do metodismo brasileiro são encontradas iniciativas em favor de mudanças na compreensão e na prática missionária a partir dos anos 60, mas é só nos anos 80 que as reflexões atingem uma visão mais ampla sobre a missão ao ser inspirado na realidade social brasileira e na herança wesleyana. Este processo ficou conhecido por Vida e Missão, o que resultou na construção do Plano para a Vida e Missão da Igreja em 1982. Tal documento permanece como um paradigma missiológico da Igreja Metodista do Brasil, e dentre seu conteúdo encontra-se no “Plano para áreas de vida e trabalho” da Igreja a Área de Ação Social, a qual é de interesse neste estudo, pois é reconhecida como parte da missão e construção do Reino de Deus através de ações de amor e justiça em favor da renovação do ser humano e das estruturas sociais. A intenção é de conhecer e investigar como se dá essa relação entre as diretrizes trazidas no Plano com a prática, por isso foi eleita a Igreja Metodista em Poços de Caldas, devido seu envolvimento com a práxis social e missionária. Para este fim, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a história do metodismo brasileiro com ênfase aos elementos que conduziram a construção do Plano. No segundo momento o recorte histórico está voltado para a cidade de Poços de Caldas, a chegado do metodismo, as ações sociais e missionarias desenvolvidas pelos membros no município, e em especial, um olhar mais detalhado para as atividades que estão em desenvolvimento para contrapor com as diretrizes contidas no Plano. Por isso o capitulo dois traz o mapeamento das ações através da pesquisa documental. Já no ultimo capitulo são apresentadas as análises da práxis social e missionária dos metodistas poços-caldenses, mas para isso foi necessário primeiro conceituar o termo práxis, por isso a discussão percorre a filosofia e a teologia prática para entender como atividade transformadora. Entretanto, observou que essa dimensão política, social e econômica da práxis está presente nas ações dos metodistas, porém, essa consciência está centralizada muitas vezes nos dirigentes da Associação Metodista de Ação Social, acredita-se que justamente pelo contato direto com a prática, circunstancias cotidianas e o contato com o que sofre. Assim, diante dessa realidade diagnosticada, encerra-se a pesquisa elevando a discussão para o debate do ministério diaconal da Igreja de Cristo, onde todo cristão tem a responsabilidade do serviço de amor ao próximo.
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    Desenvolvimento e justiça na missão integral: uma análise crítica da presença da teologia e práxis da missão integral no solo paulistano-Estudo da PIBSP
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2015-09-17) CARVALHO, Emanuel Rubens de; LOPES, Nicanor
    No presente estudo sobre o tema: “Desenvolvimento e Justiça na Missão Integral: Uma análise crítica da presença da Teologia e Práxis da Missão Integral no Solo Paulistano” procura-se analisar a presença do conceito de desenvolvimento e justiça da Missão Integral no solo paulistano. Para tal análise tomou-se como sujeito de pesquisa a Primeira Igreja Batista de São Paulo. Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Ciências da Religião, e pertence à linha de pesquisa “Religião, Sociedade e Cultura”. A metodologia adotada na coleta de dados foi de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo por meio de um roteiro de entrevista. Os questionamentos que nortearam a pesquisa foram: O que é desenvolvimento e Justiça na Missão Integral? É possível notar a presença desses conceitos na práxis e na teologia da Primeira Igreja Batista de São Paulo? Após uma análise da Missão Integral e da Igreja pesquisada, foi possível verificar as aproximações e distanciamentos, assim como hipóteses que justificassem esses fatos. No primeiro capítulo foi apresentada a Missão Integral, sua história, teologia e método. No segundo capítulo os conceitos de desenvolvimento e justiça foram trabalhados. O último capítulo apresentou a Primeira Igreja Batista de São Paulo; buscou estabelecer diálogo entre o conceito de Desenvolvimento e Justiça da Missão Integral e a teologia e práxis da Primeira Igreja Batista de São Paulo.
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    Eclesiologia metodista paulistana e suas implicações missionárias: do plano vida e missão 1982 ao século XXI
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-23) ARRUDA, Marcelo; LOPES, Nicanor
    A pesquisa aqui desenvolvida trata o debate a respeito da eclesiologia, em específico a Eclesiolo-gia Metodista Paulistana, abarcando pressupostos que, no contexto metodista são fundamentados por ênfases não apenas doutrinárias do metodismo histórico, sobretudo, de uma eclesiologia que se consolidou através da pregação da Palavra revelada, da preocupação social oriundo do movi-mento metodista na Inglaterra e também das marcas da educação como base desta identidade eclesiológica no contexto metodista. Nosso objetivo geral é estudar e observar a eclesiologia me-todista numa perspectiva missionária no contexto urbano de São Paulo. Nossa metodologia se dará de forma comparativa de dados subsidiados pelas igrejas escolhidas dentro de seus diferen-tes contextos e propostas eclesiológicas ora praticadas. Mapeamos dados e aferimos resultados conforme referencial de Marconi & Lakatos. Utilizamos também periódicos, boletins e pastorais de Bispos da Igreja Metodista dentro do referido período delimitado, além de literatura metodista contemporânea. Como referencial de uma trajetória de pesquisa, o ponto de partida para essa identidade eclesio-lógica está no documento da Igreja Metodista denominado “Plano para a Vida e Missão” (PVM), este documento é uma orientação para que a missão da Igreja seja o centro de tudo o que ocorre em sua comunidade e que a "sua principal tarefa é repartir fora dos limites do templo o que ela de graça recebe do Senhor" (Cânones, art.25). Há que se destacar, que a Eclesiologia Metodista Pau-listana está primada nos referenciais do projeto “Dons e Ministérios”, que traduzem as marcas de uma igreja com representação e voz dos leigos/as, na construção de uma trajetória ministerial. O metodismo tem compromisso com o bem estar da pessoa total; não só espiritual, mas também seus aspectos sociais. Essa compreensão abrangente da salvação faz com que os Metodistas se comprometam com as lutas que visam eliminar a pobreza, a exploração e toda forma de discrimi-nação. Assim, todas as pessoas - e não somente o pastor ou pastora, o clérigo/a - devem desen-volver os Ministérios da Igreja (Sacerdócio Universal de todos os Crentes). Por isso, uma igreja leiga e sua estruturação ministerial numa perspectiva missionária.
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    Pastores novos em igreja antiga: uma análise do fenômeno de transformação da relação de paradigmas e arquétipos pastorais batistas dos pioneiros a atual liderança na perspectiva da práxis social e religiosa
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2015-03-19) ROSA, Edvaldo Fernandes; LOPES, Nicanor
    Esta é uma pesquisa que tem por objetivo identificar e analisar dentro do universo dos batistas brasileiros - grupo religioso estabelecido no Brasil há mais de cento e quarenta anos – a relação entre os paradigmas e os arquétipos que nortearam a ação dos pastores enquanto sujeitos e principais fomentadores da práxis pastoral dessa igreja que, dentro do protestantismo de missão, continua apresentando crescimento no cenário religioso desde sua implantação em “terra brasilis”. Estabelecer a trajetória histórica deste grupo, identificando os seus primórdios em meio ao Separatismo inglês do século XVII – a igreja antiga - e os paradigmas que abraçaram e que os acompanharam desde então como um núcleo duro em termos de crença e práxis, aspectos que também podem ser identificados na igreja batista brasileira e nos os arquétipos desenvolvidos de pastor batista brasileiro. Identificar e analisar, a partir da perspectiva do pastor, quais foram seus pressupostos teóricos e práticos, ou seja, sua Teologia Prática e sua Teologia Pastoral através de um resgate histórico de sua práxis, dividida em três períodos históricos de cinquenta anos, identificados em gerações de pastores, através de uma pesquisa bibliográfica em textos de missionários, pastores e teólogos norte-americanos - os pioneiros - e pastores e teólogos brasileiros, batistas ou não, que de seu lugar hermenêutico e de alguma forma trataram do ministério pastoral batista, desde os seus primórdios até a contemporaneidade, e pudessem fornecer informações que permitissem tipificar o pastor batista brasileiro que, portanto, esteja acima do seu contexto histórico. Observar na contemporaneidade se estes paradigmas e arquétipos são mantidos, reafirmados, transformados e ou ressignificados na práxis dos pastores e suas igrejas – o pastor novo. Também observar, a partir da opção definida, quais são os impactos possíveis sobre sua ação na contemporaneidade. Através desta pesquisa, identificar a existência de transformação da relação entre paradigmas e arquétipos e se essa transformação se manifesta como revoluções ou disrupturas.
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    Repensar a missão da igreja com os olhos no Reino de Deus: uma análise do conceito de Reino de Deus nas teologias latino-americanas da libertação e da missão integral
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-09-21) ALMEIDA, Roger Alves de; LOPES, Nicanor
    Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise dos conceitos de Reino de Deus nas teologias latino-americanas da libertação de Gustavo Gutiérrez e da missão integral de René Padilla por meio de uma pesquisa bibliográfica dos autores, como também possíveis questões divergentes e convergentes, identificando as causas de seus escritos acerca da temática, estabelecendo qual a importância do conceito em relação às questões da teologia da missão da igreja e demonstrando em que medida suas proposições se mostram como uma continuidade da teologia predominante ou rompimento. A análise bibliográfica terá como foco principal os textos produzidos por Gustavo Gutiérrez e René Padilla, principalmente aqueles que abordam discussões acerca do Reino da Deus e da igreja na missão da igreja, apontando as definições de Reino de Deus e as repercussões que a relação entre eles desempenha na formulação da teologia latino-americana para identificar as questões que colocaremos em diálogo para identificar algumas divergências e convergências. Mas por certo outros autores surgirão em diálogo com a pesquisa.
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    Responsabilidade social, pregação e educação: tensões missiológicas no projeto missionário da Igreja Metodista em terras brasileiras
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2012-03-08) LOPES, Nicanor; SILVA, Geoval Jacinto da
    Esta pesquisa, Responsabilidade Social, Pregação e Educação: tensões missiológicas no projeto missionário da Igreja Metodista em terras brasileiras, tem como objetivo analisar as ações missionárias da Igreja Metodista do período de sua implantação até o final do período referente ao 18° Concílio Geral (2006-2011). A análise resgatou a tríade Responsabilidade Social, Pregação e Educação como uma marca identitária do movimento wesleyano e que esse princípio missionário nem sempre foi seguido pelo metodismo brasileiro. Notou-se também que a tríade serviu, em momentos decisivos, como elemento norteador do projeto missionário. Isso é percebido no período da implantação, bem como na constituição do Plano para Vida e Missão (PVM). Em que pese que as ações missionárias no metodismo brasileiro nem sempre foram providas de uma reflexão teológica sistemática, a tríade Responsabilidade Social, Pregação e Educação sempre funcionou como eixos essenciais da missão e de forma indissociável. Não foram poucos os momentos em que o projeto missionário metodista enfrentou tensões na sua execução. O ímpeto pelo crescimento numérico e expansão geográfica, muitas vezes, ofuscou a fidelidade à tríade. Nessa trajetória de pesquisa está construída em quatro capítulos, nos quais se busca a superação de uma compreensão histórica equivocada e faz-se necessário que o projeto missionário assuma os elementos essenciais da tríade como marco regulatório da missão metodista. As repetitivas opções equivocadas não colaboram com a nova compreensão de missão. O resultado da pesquisa encoraja futuras análises para que o metodismo assuma o papel de agente de Deus na missio Dei e para que o seu envolvimento missionário mantenha fidelidade à tríade Responsabilidade Social, Pregação e Educação.

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