Navegando por Autor "LIMA, Fabiana Anhas Barbosa"
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Item Narrativas de experiências vividas por docentes e discentes com uso de tecnologia de informação e comunicação – TDIC na educação básica(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-09-30) LIMA, Fabiana Anhas Barbosa; AZEVEDO, Adriana Barroso deVivemos um período de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais que, a todo instante, nos impõe desafios. Neste contexto, nas últimas décadas, o uso da tecnologia tem sido ampliado na realização de diversas atividades cotidianas, na divulgação de informações, na comunicação, como forma de expressão e organização da sociedade. A escola, enquanto instituição social, precisa reconhecer esta nova realidade, esta diferente possibilidade de aquisição e transformação de saber, para que possa intervir, ressignificar e redirecionar sua ação, a fim de atender as demandas de seu tempo. O objetivo geral desta pesquisa, a partir da apresentação e análise de experiências realizadas com o uso de Tecnologias da Informação e Conhecimento, é o de refletir sobre como inserir estas ferramentas no processo de ensinar e aprender na escola a partir da visão de professores e alunos, visando a formação integral do educando. Deste modo, no desenvolvimento, entendemos como necessário conhecer e considerar o contexto histórico, bem como as perspectivas relacionadas a escola e seus protagonistas (professores e estudantes) na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento. Ressaltamos a importância do docente (sua formação) e seu papel de mediador nos processos de aprendizagem, assim como a recepção à tecnologia, observando função e espaço de atuação desta. Destacamos experiências com a utilização de TDIC, realizada por professores e alunos, como a produção de game, revistas científicas, escrita de histórias, produções artísticas, blogs, vlogs, discussões em grupos presentes em redes sociais. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação e narrativa, em função do envolvimento com o grupo e com as atividades desenvolvidas, nas quais os participantes compartilham com o pesquisador suas histórias pessoais e de aprendizagem relacionadas às ações ou às atividades que realiza, fornecendo informações e indícios relevantes sobre o seu processo de formação ao longo do tempo. A revisão de literatura foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental em livros, teses, dissertações, periódicos específicos sobre o assunto, além de artigos publicados na Internet. A coleta de dados foi realizada a partir de conversas informais, entrevistas semiestruturadas e filmagem dos relatos. A análise foi realizada a partir da abordagem hermenêutico-fenomenológica, que busca descrever e interpretar fenômenos da experiência humana, a fim de investigar a essência por meio da identificação de temas. Os resultados apontam para a necessidade e possibilidade da ampliação da utilização de TDIC como recurso no processo de ensino e aprendizagem, por meio de formação, diálogo, interação, intencionalidade, expectativas, esperança e seus desdobramentos.Item STHEAM: narrativas de experiências (trans)formadoras na sala de aula no século XXI(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-10) LIMA, Fabiana Anhas Barbosa; AZEVEDO, Adriana Barroso deA escola ocupa posição central na elaboração de conhecimentos, no convívio em grupo e exercício da cidadania. A pesquisa emerge de experiências desenvolvidas por docentes, discentes e equipe de gestão, realizadas em virtude de inquietações provocadas pela sala de aula contemporânea em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo por meio do grupo de pesquisa GENTE (Grupo de Estudos e Narrativas com o uso de Tecnologia em Educação). A questão norteadora que se apresenta é “o que emerge quando docentes, discentes e gestores educacionais, com trabalhos diferenciados pedagogicamente, refletem sobre suas experiências (trans)formadoras e como ressignificam o papel da escola (aprendizagem) para o atendimento de demandas do século XXI?”. Os objetivos da pesquisa intencionam, conhecer os princípios e fundamentos do STHEAM (Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia, Artes e Matemática) ambientados à realidade brasileira, de aprendizagens por propósitos, que conduzem à reflexão, emancipação, ação e intervenção na realidade. Encontro experiências efetivadas por projetos em diferentes etapas escolares, de maneira transdisciplinar, a partir de problemas significativos em contextos reais. As implicações e o envolvimento com o objeto de estudo potencializaram e fundamentaram a escolha metodológica pela pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa autobiográfica, a partir das proposições de Clandinin e Connelly (2011), Josso (2010) e Passeggi, Vicentini e Souza (2013), estruturadas pelas vozes dos participantes de escolas públicas e privadas de Educação Básica, em entrelaçamento com aporte teórico de Dewey (1959), Larrosa (2002), Freire (2002), Moran (2017), Bacich e Holanda (2020). A investigação e coleta de dados foram realizadas por método híbrido, através de encontros presenciais individuais, coletivos e digitais, com a oferta de um curso de extensão, organizado em movimentos reflexivos e formativos, para reconhecimento das trajetórias, diálogo sobre conceitos e concepções sobre as práticas. O desenvolvimento da pesquisa implica, em identificar a articulação das dimensões sociológica e pedagógica no interior de um mesmo projeto, por meio da reflexão, reconhecimento de aspectos históricos e temporais do século XXI, em especial a dimensão funcional e pragmática das hegemonias que o mundo moderno e o capitalismo estabelecem, promovendo influências na Educação. Nesta perspectiva, demonstra como as relações dos atores (estudantes, professores e gestores) vão se constituindo na escola contemporânea, confrontando-se com significados sociais e dualidades em busca da desnaturalização de certezas e participação consciente na transformação daí decorrente. Por fim, apresenta experiências autorais que revelam modos de fazer e a importância do processo em jornadas de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos. Os resultados indicam o desenvolvimento de etapas recorrentes nas experiências, sistematizadas por meio da proposição de um caderno de itinerância STHEAM. Pautada pelos resultados, defendo a necessidade de organização de um Projeto Formativo, a partir da organização que perpassa pelos conceito de experiência como força motriz em interação com a tríade: reflexão, autoria e colaboração, como um conjunto de ações fundamentais que ampliam os referenciais para o ensinar, aprender e para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das demandas socioeducacionais deste século.