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Navegando por Autor "JULIOTTI, Renata Elias"

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    Jornalismo humanitário inclusivo: da teoria à prática: estudo sobre a inclusão profissional de jornalistas com paralisia cerebral
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-04-05) JULIOTTI, Renata Elias; SILVA, Cilene Victor da
    A presente pesquisa, norteada pelos preceitos e propósitos do jornalismo humanitário inclusivo, tem o objetivo de identificar e investigar os espaços que os jornalistas com paralisia cerebral assumem na profissão e como a prática do jornalismo inclusivo, sob o prisma do jornalismo humanitário e de paz, pode apresentar-se como um dos caminhos possíveis para conferir visibilidade social e promover o debate sobre a temática da inclusão profissional no campo do jornalismo. O referencial teórico é fundamentado nos estudos sobre luta por reconhecimento em Axel Honneth (2013), nas investigações sobre a representação da mídia na perspectiva da teoria da luta por reconhecimento, em Rousiley Maia (2019), representação social, em Serge Moscovici (1978) e Murilo Soares (2007), nos estudos sobre mídia e deficiência por Ellcessor e Kirkpatrick (2017) e Ellis (2016) e no campo do jornalismo, Nelson Traquina (2005), jornalismo de paz, em Johan Galtung (2001) e Dov Shinar (2008), e no jornalismo humanitário em Martin Scott, Mel Bunce e Kate Wright (2019). Para alcançar o objetivo central, foram adotados dois procedimentos metodológicos, a revisão sistemática da literatura em alguns campos centrais, com ênfase nos estudos de jornalismo inclusivo, humanitário e de paz, e a entrevista em profundidade, semiestruturada, com dez pessoas com paralisia cerebral, de ambos os gêneros, formadas em jornalismo, atuando ou não no mercado jornalístico. Confirmou-se que os jornalistas com paralisia cerebral experimentam exclusão e discriminação para atuarem na profissão, principalmente, devido à falta de conhecimento sobre a condição e presunção de incapacidade laboral. Observou-se que por meio da prática do jornalismo inclusivo humanitário é possível naturalizar a prática do reconhecimento, respeito e responsabilidade como pilares da produção comunicacional. Logo, o trabalho explora a ideia de que por meio da inclusão de jornalistas com deficiência nas empresas jornalísticas é possível desenvolver estratégias e teorias que apoiem a compreensão da relação entre deficiência e comunicação, incorporando o conhecimento e experiências reais para analisar os desafios e, assim, criar significados, inclusão e protagonismo sobre a deficiência.v

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