Navegando por Autor "COSTA, Luciana Rodrigues"
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Item O discurso social da moda e a influência em rede: um estudo sobre a atuação de comunidades de práticas digitais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-15) COSTA, Luciana Rodrigues; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEsta pesquisa reflete uma busca teórica sobre influência em redes sociais digitais por meio das chamadas comunidades de prática digitais e da ánalise de moda e seu discurso social que trouxe à tona influências de hábitos e ativismos políticos e ambientais que moldaram o consumo de marcas e produtos. Portanto, essa pesquisa buscou responder como as comunidades de práticas digitais que se formam em torno de marcas, incentivam, por meia da comunicação digital, o consumo das marcas ditas como atuantes em moda ética. A construção de instituições que buscam atender necessidades sociais não é um fenômeno novo, e a inspiração para que as marcas adotem o propósito em seu discurso e iniciativas se tornou tão presente que as marcas não puderam mais ignorar o debate sobre determinadas pautas (FRANCATO et al, 2017). Ademais, o universo digital já está tão inserido no cotidiano das pessoas que as análises sobre seus impactos podem ser superficiais pela velocidade de que acontecem (TERRA, 2020). Por meio do uso da netnografia como método de pesquisa, buscou-se analisar, por meio da observação participante e na análise de conteúdo das comunidades de práticas digitais no Instagram. Um instrumento de reflexão sobre a dinâmica de influência das marcas com propósito, do comportamento de influenciadores digitais e outros atores, com o objetivo de compreender como as pessoas se comportam e interagem em um ambiente online. Posto isso, a pesquisa mostrou uma ode ao empreendedorismo, criação autoral e consumo local e sua narrativa de rever as atitudes sociais. Além disso, posto que atualmente a necessidade de estudar e compreender o comportamento da tríade organizações, influenciadores e audiência, vamos refletir sobre como essa construção da cultura do consumo e sociedade do consumo estão relacionadas. A intenção foi refletir sobre o discurso praticado e sua interação social que nasce dentro dessa sociedade contemporânea de forma intrínseca na intenção de expandir e legitimar sua próprias escolhas e estilo de vida (BOURDIER, 2006).