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Navegando por Autor "CARVALHO, Nilton Faria de"

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    Escuta musical: um experimento de diferenças e territórios existenciais: hibridismo e Sul Global na música pop
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-31) CARVALHO, Nilton Faria de; SILVA, Herom Vargas
    Este trabalho compreende a experiência comunicacional da música popular pela análise da escuta musical de obras de perfil híbrido e mais experimental. A frente empírica da pesquisa coletou dados em oficinas de escuta musical levadas a duas escolas do ensino médio como atividade de extensão. As músicas usadas (corpus) destoam dos regimes da música pop nas mídias, centrados em parâmetros mercadológicos do Ocidente, pois valorizam entremeios semióticos e culturais e estéticas do Sul Global. O caminho teórico- metodológico, portanto, irá: a) identificar os regimes de reconhecimento e os paradigmas da música pop; b) revisar noções sobre gêneros musicais para entendê-los em sua processualidade dialógica/enunciativa, intertextual e de fronteiras culturais; c) entender as hibridizações e os experimentalismos como momentos radicais desses processos semióticos; d) levantar o material empírico nas oficinas de escuta musical pelo método de pesquisa narrativa; e) e analisar a experiência comunicacional, ao final, com contribuições da semiótica da cultura, das teorias do afeto, de noções de materialidades da comunicação e de conceitos pós-estruturalistas e decoloniais. Trata-se de um embate epistemológico e ontológico, no âmbito sensorial midiático, mobilizado por um experimento estético que revisa a música nas mídias e seus territórios existenciais. O diálogo interdisciplinar Comunicação/Educação sugere o uso da música popular em atividades de aprendizagem, criação, reflexão e produção de conhecimento e defende a necessidade de repensar nossas relações com a memória e os ambientes midiáticos.

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