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Navegando por Autor "CALSAN, Eduardo"

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    Políticas públicas e formação no ensino técnico: desafios de uma instituição pública de ensino no Estado de São Paulo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-11-27) CALSAN, Eduardo; FISCHMANN, Roseli
    Esta investigação teve como objetivo identificar as variáveis implicadas no processo de formação profissional considerando as relações do ensino técnico de nível médio com as demandas do sistema econômico e as políticas públicas voltadas para esta modalidade, sobretudo as desenvolvidas nos últimos sessenta anos. Foram ponderados também neste estudo, os indicativos históricos do ensino técnico no Brasil e em São Paulo; a formulação de políticas públicas educacionais sob os aspectos sociopolítico, econômico e histórico, bem como os principais desafios que o curso técnico tem enfrentado em sua trajetória. O percurso metodológico teve como base, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e documental, posteriormente complementada pela pesquisa qualitativa. Valeu-se das contribuições dos autores: Braverman, Cunha, Fischmann, Ferretti, Frigotto, Piketty, Carneiro, Ciavatta, Ramos, entre outros. Participaram da pesquisa de campo, mediante aplicação de questionário, professores que atuam no curso técnico de nível médio em uma instituição pública, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Os resultados coletados foram considerados tendo como parâmetro referencial o elenco de quatro categorias de análise levantadas a priori: currículo, prática docente, qualidade do ensino e cidadania. Entre os dados conclusivos destacaram-se: a ineficiência e a falta de aderência entre o que se espera e o que se tem na realidade de um percurso formativo; a consecução de metas por parte das mantenedoras com a finalidade preponderante relacionada às questões econômicas e não educacionais; a defasagem técnica tendo em vista as constantes mudanças no âmbito da tecnologia; o reduzido debate com vistas ao alinhamento do plano de trabalho docente e, por fim, a visão de que o técnico não é mais considerado o elo entre o graduado e o chão de fábrica e sim, mão de obra qualificada.

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