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Navegando por Autor "BARONE, Irene Cantero"

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    Vulnerabilidade psíquica: um estudo sobre indicadores de risco em uma amostra de escolares
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-07-29) BARONE, Irene Cantero; AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão
    Estudos sobre o desenvolvimento infantil contribuem para o aperfeiçoamento do olhar científico e prático sobre o crescimento das crianças com qualidade e perspectivas futuras favoráveis à saúde mental. Como objetivo buscou-se relacionar as variáveis sintomatologia depressiva, indícios de violência doméstica e desempenho escolar de crianças em curso do Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano, com idades entre 7 e 11 anos. A escola pública foi o lócus da coleta de dados, durante os meses de abril a agosto de 2019. Como procedimentos para coleta seguiu-se com a aplicação do Inventário de Depressão Infantil – CDI; Inventário de Frases no Diagnóstico de Violência Doméstica Contra Criança e Adolescentes – IFVD e o Teste de Desempenho Escolar - TDE. A análise dos resultados decorreu do uso da estatística descritiva, pela qual apuraram-se os percentuais de indícios de depressão e de violência doméstica, 13,4% e 22,8%, respectivamente. Em relação ao desempenho escolar, 52% da amostra alcançou o nível de classificação inferior. Pela Modelagem de Equações Estruturais – MEE-PLS, uma técnica estatística multivariada, chegou-se a um modelo final, como resultado da estimação dos modelos. Utilizou-se o Software Smartpls 3 Professional. A relação entre as variáveis demonstrou que tanto a sintomatologia depressiva, como a exposição à violência influencia no desempenho escolar. A técnica MEE - PLS encontrou relação entre as variáveis do TDE nos seus subitens, separadamente, no conjunto dos resultados das atividades de Escrita e Leitura e na atividade de Aritmética. O modelo explica 23% da predição do comportamento em Aritmética e 29% para as atividades de Leitura e Escrita. Tanto a sintomatologia de depressão, como de indícios de violência doméstica têm efeito nas atividades de Escrita e Leitura e da Aritmética, sendo que a violência doméstica influencia mais no resultado das duas atividades. Assim, é possível verificar que a presença de indícios de violência doméstica se constitui na variável mais significativa como fator de risco e vulnerabilidade para escolares nessa faixa de idade. De maneira geral, os resultados mostraram-se importantes para o propósito deste estudo em problematizar riscos e condição de vulnerabilidade que podem obstaculizar o desenvolvimento infantil.

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