Navegando por Autor "BACCELLI, Marcela Silva"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Percepções de docentes sobre gênero, relações raciais e saúde(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-07-31) BACCELLI, Marcela Silva; SILVA, Rosa Maria Frugoli daEsta pesquisa tem como objetivo compreender as percepções de docentes da Educação Infantil sobre gênero, relações raciais e analisar como essas perspectivas se relacionam com a saúde. O estudo justifica-se pela consideração de que a escola é um dos espaços que interferem no complexo processo de construção das identidades e formação dos sujeitos. A pesquisa de delineamento qualitativo foi desenvolvida por meio de questionário sociodemográfico e realização de entrevista semiestruturada com docentes da Educação Infantil do setor público, sendo duas escolas com participação de seis docentes; e do setor privado, também duas escolas com nove professores participando da pesquisa. Os dados foram sistematizados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), abordando as categorias: 1) fazendo gênero; 2) o lugar do corpo; 3) o lócus da mídia e da televisão; 4) religião, Estado e educação infantil; 5) racismo na escola; 6) a invisibilidade da Lei nº10.639/2003; e 7) interseccionalidade entre relações de gênero, relações raciais e saúde, as quais foram relacionadas às bases teóricas utilizadas na estrutura da pesquisa. Os resultados demonstraram que, embora os/as docentes reconheçam as situações de opressão e violência suscitadas no cotidiano escolar, não correlacionam essas perspectivas com uma visão de gênero, na qual os papéis sociais são flexíveis e não naturais. O papel da mídia foi percebido como determinador de gênero e não foi identificada a presença de discurso laico, mas se constatou a presença de referências religiosas como norteadoras do conhecimento formal e de relações interpessoais no âmbito escolar. Os conteúdos de diversidade racial são pontuais e mínimos no processo de aprendizagem, bem como a invisibilidade do racismo no campo dos dispositivos escolares da educação infantil, o que interfere diretamente no processo de produção de subjetividades e da saúde psicológica das crianças.