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Navegando por Autor "ALVES, Angela Maria"

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    A formação do professor polivalente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de matrizes curriculares de cursos de pedagogia
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-17) ALVES, Angela Maria; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves
    A matemática está presente no currículo das escolas desde a educação infantil, exigindo dos professores conhecimentos relativos aos conteúdos específicos e fundamentos didático-pedagógicos para o exercício da docência. Dessa forma, pode-se supor que sua formação inicial é substancialmente relevante para a prática pedagógica no ambiente escolar. Partindo de tais pressupostos, esta pesquisa aborda a formação nos cursos de Pedagogia, analisando as disciplinas relativas ao ensino de matemática a partir da seguinte questão: O que as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia revelam ou escondem sobre a formação inicial dos professores que ensinam matemática na educação básica? Nesta dissertação, discute-se a formação do professor polivalente, considerando as necessidades formativas para os anos iniciais do ensino fundamental, conforme proposto nas diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, com embasamento teórico de autores que analisam o tema, especialmente Fusari e Pimenta. A importância da matemática para o desenvolvimento da humanidade e a aquisição da linguagem matemática é abordada, percorrendo sua definição e perspectivas de ensino para os anos iniciais, com a contribuição de autores como Fiorentini, Curi e D´Ambrósio. A metodologia, de abordagem qualitativa, apresenta análise documental da matriz curricular de quatro instituições com informações sobre as disciplinas que tratam do ensino de matemática, suas respectivas cargas horárias e a indissociabilidade teoria e prática. Tendo em vista as implicações na formação inicial do professor polivalente, verificou-se que, em certa medida, as instituições de ensino superior cumprem com a legislação exigida para o curso de Pedagogia, por outro lado, os modelos de formação impostos pelos conselhos nacionais e estaduais e as orientações estaduais influenciam na estrutura dos projetos políticos-pedagógicos dos cursos analisados, mesma titulação com formações diferentes, comprometendo a identidade do curso que se dispersa da Pedagogia e se configura em uma formação polivalente.

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