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Navegando por Autor "ALMEIDA, Ari Ricardo de"

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    Análise da influência dos efeitos do coping e liderança transformacional sobre o tecnoestresse nos profissionais contábeis
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-21) ALMEIDA, Ari Ricardo de; CAPPELLOZZA, Alexandre
    A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação apresenta um papel cada vez mais preponderante na vida e no trabalho da sociedade contemporânea. Do ponto de vista do indivíduo, as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam importância e relação com a satisfação profissional, carreira e a vida pessoal, como também associam estressores ao ambiente profissional. Este estudo analisou os efeitos da liderança transformacional e das estratégias de enfrentamento no tecnoestresse. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem de investigação quantitativa com corte transversal único. Os dados foram analisados por meio de 193 questionários respondidos por profissionais de diversas áreas, inclusive da área contábil, o que permitiu uma análise entre grupos de profissionais. Para os testes de hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais. Os resultados indicam que a liderança transformacional e as estratégias de coping não apresentam efeito sobre os construtos de tecnoestresse. Apesar disso, foram encontradas diferenças significantes entre profissionais que que lidam com o Sistema Público de Escrituração Digital, com efeito positivo entre liderança transformacional e a estratégia de coping de reavaliação positiva.
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    Coping como estratégia de enfrentamento ao tecnoestresse: a ótica de professores universitários das modalidades presencial e EaD
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-10) ALMEIDA, Ari Ricardo de; ANDRÉ, Cláudio Fernando
    As Tecnologias da Informação e Comunicação em todas as atividades profissionais são cada vez cada vez mais preponderantes na vida e no trabalho da sociedade contemporânea. A expansão do uso da tecnologia permeia diferentes áreas e profissões, desencadeando a necessidade de mais conhecimento sobre suas aplicações. Partindo destes pressupostos e considerando que, na Educação, a pandemia provocada pelo vírus Sars-cov-2 intensificou a aplicação da tecnologia, mas também gerou consequências como o tecnoestresse, esta tese teve como objetivo geral investigar os efeitos das estratégias de coping sobre o tecnoestresse em professores que atuam no ensino superior, tanto na modalidade presencial como a distância. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou apresentar a conceituação e relacionamento do Coping e do Tecnoestresse; explorar o grau de estresse causado pela tecnologia da informação em professores do ensino superior; explorar as estratégias de coping como um fator antecedente ao tecnoestresse nos professores entrevistados. A justificativa para este estudo vai ao encontro da motivação provocada pela oportunidade de podermos contribuir com o desenvolvimento de ações que possam minimizar o tecnoestresse percebido entre docentes e suas estratégias de enfrentamento a esse problema. Nesse contexto, foi realizada uma revisão de estudos anteriores entre os anos de 2020 e 2023 nas bibliotecas virtuais: Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Plataformas Scielo e Google Acadêmico. Assim, esta investigação procurou responder às seguintes questões: “Qual a percepção dos docentes que atuam no ensino superior sobre o estresse ocasionado pela tecnologia da informação? As estratégias de coping influenciam o tecnoestresse sofrido por professores da educação superior? Professores que atuam no ensino superior aplicam estratégias de coping para mitigar o estresse causado pela tecnologia?” Trata-se, pois, de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, cujos procedimentos metodológicos envolvem observações e registro de campo, com questionários e entrevistas com professores de uma universidade privada do Grande ABC. A pesquisa quantitativa fundamenta-se em uma abordagem de investigação com corte transversal único. O referencial teórico utilizado tem como base principalmente autores da área da Tecnologia, da Educação e da Psicologia. A investigação possibilitou evidenciar que os professores percebem o estresse causado pela tecnologia da informação em suas dimensões como tecnoincerteza, tecnoinsegurança e tecnocomplexidade. Quanto à pesquisa quantitativa, existem evidências de que as dimensões de coping, aceitação de responsabilidade e reavaliação positiva foram identificadas na pesquisa como fatores que diminuíram o tecnoestresse percebido pelos docentes.

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