Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "MUCHUELO, Nei"
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Item Ensino híbrido: uma análise bibliográfica das publicações no Portal de Periódicos - CAPES(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-25) MUCHUELO, Nei; VIEIRA, Almir MartinsO ensino híbrido não é um termo novo nem um conceito revolucionário para as salas de aula. No entanto, a maneira como está sendo interpretada pode ser esperançosa ou prejudicial dependendo de como ela é implementada. O ensino híbrido ocupou um lugar nos discursos de mudança educacional por mais de uma década, mas não pode ser um movimento que desloca a dimensão humana da aprendizagem com um imperativo econômico para reduzir os custos trabalhistas cortando pela metade a população docente, cortando professores certificados em favor de grupos on-line massivos de alunos instruídos por "facilitadores" ou "especialistas individuais em aprendizado". As tecnologias devem ser empregadas para ajudar os alunos a se tornarem cidadãos capacitados, em vez de consumidores passivos. São necessárias inovações na educação que ajudem a criar uma sociedade onde as pessoas possam florescer em comunidades culturalmente ricas, informadas, democráticas, digitalmente conectadas e diversificadas, devemos alcançar um equilíbrio mais sutil que combine as tecnologias digitais e a presença física de um professor atencioso, conhecedor e pedagogicamente atencioso. Este não é um opcional “bom ter”, mas um “deve ter”. A metodologia deste trabalho compreende em uma pesquisa bibliográfica, denominada estado do conhecimento, trata-se do levantamento da bibliografia já publicada com a finalidade de colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto. Esta pesquisa assume abordagem qualitativa, com exploração documental de material, ainda que apresente alguns dados quantitativos para expressar o panorama dos artigos identificados. O objetivo é descrever por meio da pesquisa bibliográfica de produção científica sobre as publicações do ensino híbrido, realizando uma revisão sistemática referente ao período de 2005 a 2018, para a pesquisa, foram selecionados 40 artigos, sendo 21 na área da Administração e 19 na área da Educação. Tomando por base o Portal CAPES de Periódicos Científicos, a CAPES foi escolhida para ser consultada, por sua importância e sofisticação na academia. A coleta de dados ocorre mediante consulta nos sites do portal, por meio das palavras-chave “ensino híbrido”, e foi utilizado o seguinte roteiro de procedimentos para a análise dos dados qualitativos, leitura com atenção dos textos; análise e destaque dos elementos do texto; busca por padrões nos textos analisados (semelhanças) e agrupamento das palavras-chave. Os resultados encontrados foram que esta tendência desconstrói os conceitos fixos que diferenciam aulas presenciais das virtuais, pois unifica a percepção de educação e do aprendizado, independente do meio que será transmitido. É fato que uma boa aula e professores qualificados no ensino jamais substituirão aparelhos, tecnologias ou sistemas. Mas tornar a educação mais atrativa e integrada aos hábitos dos alunos através do ensino hibrido não só facilita o trabalho dos educadores envolvidos como torna os alunos mais informados e interessados em todo o processo de aprendizagem.