Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "MEDEIROS, Maria da Conceição"
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Item O caráter transversal do ensino do empreendedorismo nas práticas de formação profissional de graduação tecnológica do Estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-14) MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir MartinsO cenário socioeconômico, político e ambiental vivenciado nas últimas décadas, direcionaram as atenções para as transformações ocorridas no comportamento e posicionamento da sociedade e das organizações. Emergem exigências por um perfil de profissional que esteja apto a responder com competências às novas formas de relações de trabalho, bem como, a novos modelos de produção e comercialização de bens e serviços em um mercado global. Os conceitos de empregabilidade, empreendedorismo e inovação (SCHUMPETER, 1997; DELORS, 2012; DORNELAS, 2018) quando associados a esse panorama, assumem relevância na interação com o indivíduo e com o meio, tornando-se essencial o aperfeiçoamento constante direcionado aos diferentes aspectos que envolvam a sociedade. Destaca-se a ação empreendedora como uma opção para adaptação e inclusão nessa nova conjuntura, atraindo o interesse das organizações e da sociedade em relação ao tema. Nesse contexto, a compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores (VALE, 2014; SUSSKIND, 2017), um movimento que exige constantes ações, que respondam às imposições da competição em um mercado global. Assim, o estudo objetivou identificar por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica por meio da transversalidade como metodologia de ensino. O instrumento para coleta de dados se deu pelo uso de entrevista semiestruturada, optando-se para análise dos dados pela Análise do Discurso, uma metodologia que tem sido utilizada por pesquisadores organizacionais. Para atendimento dos objetivos estabelecidos para o estudo, definiram-se como participantes da pesquisa professores coordenadores de projetos pedagógicos relacionados a discussão, análise, reflexão e formulação de propostas pedagógicas e curriculares de graduação tecnológica de uma Instituição de Ensino Público Superior de Graduação Tecnológica do Estado de São Paulo. As análises dos dados obtidos na pesquisa revelaram que os pressupostos da educação empreendedora, como apontado por Dornelas (2018) e Dolabela (2006), configuram-se como um caminho alternativo para responder as novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho, apontando que a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação tecnológica, é percebida como um bom momento para o desenvolvimento do perfil empreendedor. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora, contudo não foi possível identificar sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas das unidades de ensino da instituição.