Programa de Pós-Graduação em Administração
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/3
Programa de Pós-Graduação em Administração
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "KONAKA, Carlos Takashi"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Compartilhamento do conhecimento: um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-30) KONAKA, Carlos Takashi; KUNIYOSHI, Márcio Shoiti; VIEIRA, Almir MartinsEsta pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão do conhecimento e seu compartilhamento podem ser utilizados para melhorar o desempenho e qualidade do trabalho do corpo docente e gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em São Bernardo do Campo. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial pelas instituições, ainda mais nos dias de hoje, em que há uma variedade de faculdades e universidades à disposição dos estudantes, e são necessários profissionais capacitados para a criação de vantagem competitiva. Assim sendo, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados à gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e gestão de IES demonstrados na fundamentação teórica. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em junho e julho de 2019. Foram entrevistados três coordenadores da IES pesquisada. Os resultados indicaram que o programa de compartilhamento de conhecimento chamado "Atualizo 3.0" promovido pelos diretores, reitores e pró-reitores é o momento em que todos os campi se unem e trocam informações sobre técnicas e métodos didáticos que podem ser utilizados em sala. Apesar disso, foi apresentada uma carência em sistemas computacionais que ajudassem no uso do conhecimento dos envolvidos, e um desinteresse na participação de alguns membros, mas mesmo assim, todos os que participaram do programa “Atualizo” sempre saem satisfeitos e com novas ideias para aprimorarem seus trabalhos em sala de aula. Assim, observa-se na prática, que haver um programa de compartilhamento e gestão dos saberes, facilitam o engajamento para a gestão de IES.