BAHIA, Norinês PanicacciCOELHO, Sebastião de Oliveira2025-07-312025-07-312013-12-10COELHO, Sebastião de Oliveira. A alfabetização na rede municipal de educação de Diadema: identificando boas práticas. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Humanidades e Direito, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Bernardo do Campo, 2013https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/1166Este trabalho de pesquisa aborda uma questão que está presente na ordem do dia da educação brasileira, há algum tempo: a alfabetização nas séries iniciais na escola pública. Permitimo-nos fazer uma escolha ao tratar desta temática, ou seja, optamos por identificar práticas de alfabetização de sucesso na rede de educação municipal, na cidade de Diadema. Para isso, escolhemos trilhar o caminho da pesquisa qualitativa, através da abordagem metodológica de um estudo de caso na Rede Municipal de Educação de Diadema, com a realização de entrevistas envolvendo 12 profissionais da educação municipal: 7 professores alfabetizadores que desenvolvem práticas consideradas de sucesso, 3 gestores das escolas municipais, 1 assistente pedagógica e 1 formadora dos professores alfabetizadores da rede. O presente trabalho foi estruturado da seguinte forma: na Introdução, um passeio histórico ao longo da vida do autor da pesquisa, detectando as influências acontecidas para que o mesmo fizesse a opção pela atuação no magistério. No Capítulo 1, Histórico e Fundamentos da Alfabetização no estado de São Paulo, a partir da década de 1980, realizamos um resgate histórico do novo paradigma da educação no estado de São Paulo a partir do movimento de redemocratização do país – paradigma esse que se irradiou para o resto do Brasil, no qual o aluno passa a ser visto de um jeito novo, mudando-se o foco para a construção do conhecimento (o Construtivismo). Para visualizarmos a evolução desse processo, apresentamos quais foram as políticas públicas implementadas no estado de São Paulo nos últimos trinta anos. No Capítulo 2, A Formação Continuada de Professores na rede Municipal de Educação de Diadema, a partir da década de 1980, apresentamos como se deu a construção de uma política pública de gestão democrática no município de Diadema, e quais as influências desse processo na educação municipal e na formação do quadro de profissionais da rede. No Capítulo 3, Os Procedimentos Metodológicos e as Análises de Dados, demonstramos a escolha pela linha de pesquisa, como se organizou a metodologia da pesquisa, quem são os sujeitos participantes, a definição dos instrumentos para a coleta e análise dos dados. Nas Considerações Finais apresentamos uma síntese dos capítulos em interface com os resultados obtidos. As discussões realizadas tiveram como principal aporte teórico os estudos e as pesquisas de Bahia (2002), Duran (1995), Ferreiro e Teberosky (1985), Figueredo (2011) e Mortatti (2000).This research addresses an issue that has been on the spotlight of Brazil’s educational agenda for a while now: literacy teaching in early public school years. We have specifically chosen to highlight successful literacy teaching practices in local public schools in the city of Diadema, São Paulo. For this purpose, we have chosen qualitative research as a methodology, by conducting a case study in the local public school system in Diadema. We have interviewed twelve local school workers, consisting of seven first-grade teachers who carry out literacy teaching practices considered successful; three professionals with managerial roles in local public schools; one assistant teacher; and one literacy teacher trainer. This paper is structured as follows: in the Introduction, insight into the author’s life provides context on influential events that led him to pursue a career in teaching. Chapter 1, Historical Background and Literacy Teaching Principles in the State of São Paulo from the 1980’s Onwards, provides a historical review of a new wave of educational standards that emerged in the state of São Paulo in the aftermath of dictatorship, with the restoration of democracy in Brazil. This new approach, which became widespread in the country, has changed the way of looking at learners and shifted the focus onto the construction of knowledge, a theory known as constructivism. In order to illustrate how this process evolved, we describe public policies implemented in the state of São Paulo over the past thirty years. In Chapter 2, Continuing Teacher Training in the Local School System in Diadema in the 1980's and after, we give an account of the development of a public policy based on democratic management in the city of Diadema, and how this process influenced the local school system and teacher training programmes. In Chapter 3, Methods and Data Review, we explain our choice of approach, how we structured our methodology, who our subjects are, and our preferred tools for data collection and analysis. In the Conclusions, we provide a summary of the chapters and how they link to the findings. Our theoretical considerations were primarily based on studies and research by BAHIA, Norinês Panicacci (2002), DURAN, Marília C. G. (1995), FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana (1985), FIGUEREDO, Ângela Maria da Silva (2011), and MORTATTI, Maria do Rosário Longo (2000).ptAlfabetização nas séries iniciaisPráticas alfabetizadoras de sucessoCompromisso do professorLiteracy teaching in early school yearsSuccessful practices in literacy teachingTeacher engagementCiências HumanasA alfabetização na Rede Municipal de Educação de Diadema: identificando boas práticasLiteracy in the municipal Diadema Education: identify aind good praticeDissertação