ANDRÉ, Cláudio FernandoSANTOS, Marcelo dos2025-03-042025-03-042023-12-06https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/102Considerando a importância da gestão educacional com mais eficiência e eficácia na potencialização do aumento da qualidade na educação do país e estabelecendo um paralelo com a ciência social da administração, esta pesquisa aborda possibilidade de utilização de recursos para o atingimento de objetivos comuns. A partir da evolução de técnicas de gestão com origem em outras áreas e trazidas para a gestão educacional, considera-se que se pode melhorar a formação e a capacidade do gestor educacional frente aos desafios de um mundo denominado BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), que em tradução livre denomina um mundo Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. Frameworks Ágeis como o Design Thinking, Kanban, Scrum, Liderança Antifrágil e OKR (Objectives Key Results) auxiliam em um melhor acompanhamento e aplicação de ações corretivas no curso do Planejamento Operacional e Planejamento Estratégico. Assim, em relação à finalidade deste estudo, tem-se como objetivo geral explorar a sensibidade de formação de gestores acadêmicos para a adoção dos Frameworks Ágeis como forma de lidar com o mundo BANI, na intenção de responder à inquietação deste estudo de como a formação de gestores educacionais em Frameworks Ágeis pode contribuir para a melhoria da construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), como documentos essenciais e norteadores das ações nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os principais autores que fundamentam as discussões encontram-se Lücky (2009), Libâneo (2008); Paro (1999), Schwaber (2017); Sutherland (2020), Ritchie e Lewis (2003), Ritchie e Spencer (1994). Para realizar esta pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, visando entender a dinâmica de gestores de IES, por meio de questionários online (quantitativos) e entrevistas (qualitativas). A ferramenta utilizada para a análise de dados foi a Framework Analisys, com fundamento na teoria de Ritchie e Spencer (1994). O estudo possibilitou inferir que, na atualidade complexa em que vivemos, existe sensibilidade e espaço para a utilização de ferramentas ágeis de planejamento e execução, pelos gestores educacionais, nas operações das Instituições de Ensino Superior, na construção de documentos complexos de curto e médio prazos, como o PPC, e longo prazo, como o PDI e PPI.Considering the importance of educational management with more efficiency and effectiveness in enhancing the increase in quality in education in the country and establishing a parallel with the social science of administration, this research addresses the possibility of using resources to achieve common objectives. Based on the evolution of management techniques originating in other areas and brought to educational management, it is considered that the training and capacity of educational managers can be improved in the face of the challenges of a world called BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), which in free translation calls a Fragile, Anxious, Non-linear and Incomprehensible world. Agile Frameworks such as Design Thinking, Kanban, Scrum, Antifragile Leadership and OKR (Objectives Key Results) help in better monitoring and application of corrective actions in the course of Operational Planning and Strategic Planning. Thus, in relation to the purpose of this study, the general objective is to explore the sensitivity of training academic managers to adopt Agile Frameworks as a way of dealing with the BANI world, with the intention of responding to the concern of this study about how training of educational managers using Agile Frameworks can contribute to improving the construction of the Institutional Pedagogical Project (IPP), Institutional Development Plan (IDP) and Course Pedagogical Project (CPP), as essential documents that guide actions in Higher Education Institutions (HEI). Among the main authors who support the discussions are Lücky (2009), Libâneo (2008); Paro (1999), Schwaber (2017); Sutherland (2020), Ritchie and Lewis (2003), Ritchie and Spencer (1994). To carry out this research, the methodology used was exploratory research, aiming to understand the dynamics of HEI managers, through online questionnaires (quantitative) and interviews (qualitative). The tool used for data analysis was Framework Analisys, based on the theory of Ritchie and Spencer (1994). The study made it possible to infer that, in the complex current times in which we live, there is sensitivity and space for the use of agile planning and execution tools, by educational managers, in the operations of Higher Education Institutions, in the construction of complex short and medium term documents, such as CPP, and long term, such as IDP and IPP.ptGestão EducacionalAdministraçãoMundo BANIFrameworks AgéisPPI, PDI e PPCEducational managementAdministrationBANI WorldAgile frameworksIPP, IDP and CPPCiências HumanasFormação de gestores educacionais para o ensino superior: um experimento com frameworks ágeisTraining educational managers for higher education: an experiment with agile frameworkTese