SILVA, Luciane Duarte daSANTOS, Maria Aparecida de Souza2025-12-022025-12-022025-08-27SANTOS, Maria Aparecida de Souza. Formação continuada nas EMEIs da cidade de São Paulo: uma análise sobre a constituição identitária docente. 2025. 191 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) --Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2025.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/1352Nessa dissertação, apresenta-se a relação entre a formação continuada e a identidade docente, evidenciando como os processos formativos contribuem para a qualificação da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na cidade de São Paulo. O problema de pesquisa discorre: Como a formação continuada colabora à constituição identitária docente? A questão problematizadora aponta que a formação continuada, quando concebida e implementada de forma sistemática, contextualizada e participativa, promove a transformação das práticas pedagógicas, impulsionando o desenvolvimento profissional e fortalecendo a identidade docente, contribuindo assim com uma Educação Infantil qualificada e alinhada às necessidades infantis. O objetivo geral é compreender como a formação continuada colabora à constituição identitária da(o) professora(or) da EMEI. E, três objetivos específicos: (i) Analisar como a formação continuada colabora à constituição identitária docente; (ii) Mapear a formação continuada das professoras (es) de EMEIs, sua organização e práticas pedagógicas construídas; (iii) Descrever as contribuições da formação continuada com a construção da identidade docente. A justificativa para tal estudo decorre da necessidade de problematizar a dicotomia entre a teoria e a prática que por vezes ainda persiste nos processos formativos, especialmente quanto a identidade de um profissional que abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os princípios da formação continuada de Imbernón (2009, 2011, 2016), Almeida (2013), Formosinho (2009), Paulo Freire (2023) e da identidade docente de Pimenta (2012), assim como os marcos legais e publicações curriculares da Rede Municipal de Ensino de SP (RMESP) para a Educação Infantil. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco publicações dos últimos cinco anos, em teses, dissertações e artigos científicos, com busca nas seguintes bases online: a) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (b) Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; (c) Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa consiste em uma pesquisa de campo (MATTAR, RAMOS, 2021), os instrumentos de coleta de dados desenvolvidos por meio da aplicação de questionário elaborado no Google Forms, contendo questões abertas e fechadas, visando coletar dados voltados às experiências e percepções das(os) professoras(es) em relação à formação continuada e à construção de sua identidade docente. A pesquisa foi realizada com professoras de três EMEIs, localizadas na Diretoria Regional de Educação de São Miguel (DRE MP), na cidade de São Paulo. Os resultados esperados com essa pesquisa indicam que a formação continuada, quando focada na reflexão crítica sobre a prática docente, contribui significativamente para a construção da identidade docente. Dessa forma, evidencia-se a importância da ressignificação do pensar e agir docente, numa perspectiva dialética, emancipatória e humanizadora.This dissertation presents the relationship between continuing education and teacher identity, highlighting how formative processes contribute to the qualification of teaching practice in Municipal Early Childhood Education Schools (EMEI) in the city of São Paulo. The research problem addresses: How does continuing education contribute to the constitution of teacher identity? The problematizing question indicates that continuing education, when conceived and implemented systematically, contextually, and participatively, promotes the transformation of pedagogical practices, fostering professional development and strengthening teacher identity, thus contributing to a qualified Early Childhood Education aligned with children's needs. The general objective is to understand how continuing education contributes to the identity constitution of EMEI teachers. The three specific objectives are: (i) To analyze how continuing education contributes to the constitution of teacher identity; (ii) To map the continuing education of EMEI teachers, as well as its organization and constructed pedagogical practices; (iii) To describe the contributions of continuing education to the construction of teacher identity. The justification for this study stems from the need to problematize the dichotomy between theory and practice that sometimes still persists in formative processes, especially regarding the identity of a professional encompassing Early Childhood Education and Elementary School I. The theoretical framework supporting this work includes the principles of Continuing Education by Imbernón (2009, 2011, 2016), Almeida (2013), Formosinho (2009), Paulo Freire (2023), and Teacher Identity by Pimenta (2012), as well as the legal frameworks and curricular publications of the Municipal Education Network of São Paulo (RMESP) for Early Childhood Education. The review of previous studies related to the proposed theme focused on publications from the last five years, including theses, dissertations, and scientific articles, searched in the following online databases: a) Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD); (b) CAPES Theses and Dissertations Catalog; (c) CAPES Journals Portal. The qualitative scientific research methodology consists of a field research (MATTAR, RAMOS, 2021), with data collection instruments developed through the application of a questionnaire created on Google Forms, containing open and closed questions, aiming to collect data on teachers' experiences and perceptions regarding continuing education and the construction of their teacher identity. The research was conducted with teachers from three EMEIs located in the Regional Education Directorate of São Miguel (DRE MP) in the city of São Paulo. The expected results of this research indicate that continuing education, when focused on critical reflection on teaching practice, contributes significantly to the construction of teacher identity. Thus, the importance of re-signifying teacher thinking and action, from a dialectical, emancipatory, and humanizing perspective, is highlighted.ptFormação continuadaConstituição IdentitáriaEducação InfantilEMEICidade de São PauloContinuing EducationIdentity ConstitutionEarly Childhood EducationSão Paulo CityCiências HumanasFormação continuada nas EMEIs da cidade de São Paulo: uma análise sobre a constituição identitária docenteContinuing education in São Paulo city's EMEIs an analysis of teacher identity constitutionDissertação