WIRTH, Lauri EmilioZANIN, Henrique de Azevedo2025-04-022025-04-022021-08-30ZANIN, Henrique de Azevedo. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/254Entre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais- confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.The Adventist Educational Network, which is historically and philosophically linked to the religious precepts of the Seventh-day Adventist Church, is among many educational- confessional proposals for higher education. Therefore, this research is an analysis of the practices conducted by Adventist educational-confessional for higher education in the formation process of their students. For this purpose, the most preeminent Adventist institution in Brazil – UNASP Centro Universitário Adventista de São Paulo – was chosen to carry out this research. The analysis of official documents and interviews with students from this institution used Oral History as a methodological basis and the theoretical hermeneutic key found in the strategic and tactical categories, proposed by Michel de Certeau. In other words, in this study, the theological-philosophical-educational foundations of the Adventist Education for higher education were examined from the perceptions of daily practices experienced by students. The collaborators' speeches present considerations, evaluations, criticisms, and a stream of meanings for several themes coming from the current confessional model.ptEducação Superior AdventistaConfessionalidadeFormação DiscenteHistória OralAdventist Higher EducationConfessional modelStudent FormationOral HistoryCiências HumanasIntervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventistaEducational-confessional practice interventions for the training of students of an adventist higher education institutionDissertação