ROSSI, Valquíria AparecidaGIMENES, Elídia Rubini2025-06-242025-06-242025-04-23GIMENES, Elídia Rubini. Atividade física: promotora de bem-estar subjetivo em estudantes universitários. 2025. 124 folhas. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) --Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2025.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/816A prática regular de atividade física desempenha um papel fundamental na promoção de um estilo de vida saudável e do bem-estar em todas as fases da vida, oferecendo benefícios físicos, psicológicos e sociais. No ambiente universitário, marcado por desafios que impactam a saúde mental dos estudantes, torna-se especialmente importante compreender fatores que influenciam o bem-estar subjetivo, como o nível de atividade física e a percepção de satisfação com a vida. Diante do avanço tecnológico, da alta conectividade digital, do sedentarismo, das pressões acadêmicas e das incertezas quanto ao futuro, a atividade física destaca-se como um elemento importante para a promoção do bem-estar nessa fase de transição e desenvolvimento pessoal entre os universitários. Esta pesquisa teve como Objetivo Geral identificar os hábitos de atividade física e conhecer os níveis de bem-estar subjetivo de estudantes universitários. Os Objetivos específicos foram demonstrar a frequência dos hábitos de atividade física dos estudantes universitários; apresentar os níveis de bem-estar subjetivo de estudantes universitários e correlacionar os níveis de atividade física e bem-estar subjetivo de estudantes universitários. O método utilizado foi a pesquisa de campo, de caráter quantitativo transversal. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico autoaplicável, composto pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarcido (TCLE), pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) – Forma Curta e pela Escala De Bem-Estar Subjetivo (EBES). Participaram desta pesquisa 370 universitários cursando Graduação ou Tecnólogo, sendo 272 (73,5%) mulheres e 98 (26,5%) homens. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, frequências e percentuais para as medidas atributos e através de médias e desvio padrão para as características contínuas (notas, escores e resultados das avaliações teóricas). Para avaliar as diferenças das características entre os grupos, foi utilizado o Teste Exato de Fisher para as medidas atributo nominais e o Teste não-paramétrico de Wilcoxon para as medidas contínuas (escore) e atributos ordinais. Foi considerado o nível de significância de 0,05, o qual equivale ao nível de confiança de 95% para a análise. Para as avaliações multivariadas das classificações de nível de atividade física e bem-estar subjetivo, foi utilizada a análise de regressão logística múltipla. Foi utilizado o software JMP® Pro versão 13 - SAS Institute Inc., Cary, NC, USA, 1989-2019. Os resultados mostraram que 263 (71,1%) estudantes consideraram-se como praticantes de atividade física, 373 (84,6%) declararam sentir-se bem com essa prática, e a maioria (70,3%; n=260) apresentou altos níveis de bem-estar subjetivo. Os achados desta pesquisa não se esgotam, indicando a necessidade de futuras investigações sobre o tema. O estudo ofereceu uma perspectiva sobre as percepções dos participantes quanto aos níveis de atividade física e ao bem-estar subjetivo, destacando a importância de promover benefícios à saúde física e mental, tanto entre universitários quanto na população em geral.Regular physical activity plays a fundamental role in promoting a healthy lifestyle and well-being at all stages of life, offering physical, psychological and social benefits. In the university environment, marked by challenges that impact students' mental health, it becomes especially important to understand factors that influence subjective well-being, such as the level of physical activity and the perception of life satisfaction. Given the technological advances, high digital connectivity, sedentary lifestyle, academic pressures and uncertainties about the future, physical activity stands out as an important element for promoting well-being in this phase of transition and personal development among university students. The General Objective of this research was to identify the physical activity habits and to understand the levels of subjective well-being of university students. The specific objectives were to demonstrate the frequency of physical activity habits of university students; to present the levels of subjective well-being of university students and to correlate the levels of physical activity and subjective well-being of university students. The method used was a cross-sectional quantitative field survey. Data were collected using a self-administered electronic questionnaire consisting of the Informed Consent Form (ICF), the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – Short Form and the Subjective Well-Being Scale (SBS). A total of 370 undergraduate or graduate students participated in this study, 272 (73.5%) women and 98 (26.5%) men. Data were analyzed using descriptive statistics, frequencies and percentages for attribute measures and means and standard deviations for continuous characteristics (grades, scores and results of theoretical assessments). To assess differences in characteristics between groups, Fisher's exact test was used for nominal attribute measures and the non-parametric Wilcoxon test for continuous measures (scores) and ordinal attributes. The significance level was set at 0.05, which is equivalent to a 95% confidence level for the analysis. Multiple logistic regression analysis was used for multivariate assessments of physical activity level and subjective well-being classifications. The JMP® Pro software version 13 - SAS Institute Inc., Cary, NC, USA, 1989-2019 was used. The results showed that 263 (71.1%) students considered themselves to practice physical activity, 373 (84.6%) reported feeling good about this practice, and the majority (70.3%; n=260) had high levels of subjective well-being. The findings of this research are not exhaustive, indicating the need for future investigations on the topic. The study offered a perspective on participants' perceptions regarding physical activity levels and subjective well-being, highlighting the importance of promoting physical and mental health benefits, both among university students and the general population.ptAtividade físicaBem-estar subjetivoEstudantes universitáriosPhysical activitySubjective well-beingUniversity studentsCiências HumanasAtividade física: promotora de bem-estar subjetivo em estudantes universitáriosPhysical activity: promoter of subjective well-being in university studentsDissertação