SAES, Décio Azevedo Marques deBELTRAME, Renan Ribeiro2025-05-132025-05-132018-09-26BELTRAME, Renan Ribeiro. Tendências ideológicas e função social da educação em museus do Estado de São Paulo. 2018. 184 folhas. Dissertação (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/566A pesquisa apresentada busca considerar num panorama histórico, as tendências ideológicas perpetradas por práticas educativas implementas em museus de história no Estado de São Paulo. É contextualizado, em um primeiro momento, o processo de desenvolvimento das instituições museológicas no Estado e, numa segunda etapa, analisado o conteúdo de entrevistas realizadas junto a profissionais e visitantes em dois museus estaduais. O trabalho, valendo-se de fundamentação teórica embasada nos conceitos e análises de Louis Althusser, identifica agentes, mecanismos e conteúdos de inculcação ideológica constituídos primeiramente no contexto em que os museus, entendidos como Aparelhos Ideológicos de Estado, foram administrados diretamente pelo Aparelho Burocrático de Estado e posteriormente, no contexto em que o gerenciamento das instituições museológicas é feito pelo Sistema de Organização Social (OS). A dissertação constata que em ambos os contextos, a função social desempenhada pela educação em museus de história pertencentes ao Governo do Estado de São Paulo, é a de servir como meio de veiculação de uma tendência ideológica dominante.This research seeks to consider in a historical context, the ideological tendencies perpetrated by educational practices implemented in history museums in the State of São Paulo. At first, we established a context of the development of the museum institutions in the State, and later we analyze the content of interviews with professionals and visitors of two state museums. Using a theoretical basis based on the concepts and analyzes of Louis Althusser, this study seeks to identify the agents, mechanisms and ideological inculcation contents constituted first in the context in which the museums, understood as Cultural Ideological State Apparatus, are managed directly by the State Bureaucratic Apparatus and then by the Social Organization (SO) System. This study to identify that in the both contexts, the social function played by education in history museums belonging to the Government of the State of São Paulo is to serve as a means of promoting a dominant ideological tendency.ptEducaçãoMuseusIdeologiaAparelhos Ideológicos de EstadoEducationMuseumsIdeological State ApparatusIdeologyCiências HumanasTendências ideológicas e função social da educação em Museus do Estado de São PauloIdeological trends and social function of education in museums of the state of São PauloDissertação