FURLIN, MarceloMOTA, Pedro Gonçalves2025-01-142025-01-142024-08-16https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/50Com o avanço de ideologias de extrema-direita, diferentes pautas antidemocráticas e excludentes ressurgiram no cenário político nacional, dentre as quais, o fenômeno da militarização das escolas públicas. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído no governo do ex-presidente Bolsonaro, em 2019, foi revogado com o retorno de Luís Inácio Lula da Silva à presidência, em 2023. Entretanto, os estados retêm a autonomia para manter a gestão compartilhada cívico-militar, fato que tem gerado questionamentos sobre a função social e educacional da escola e a concepção da formação discente pautadas nos documentos e diretrizes educacionais diante das práticas militarizadas das escolas públicas cívico-militar. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi compreender aspectos estruturais e conjunturais das políticas educacionais de militarização das escolas públicas, a partir de sua implementação em uma escola no estado do Acre. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, configurada pelo estudo de caso da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cívico-Militar Esparta. Questionários foram aplicados a 15 familiares de alunos, 8 docentes e 15 discentes, seguidos de entrevistas com 3 familiares de estudantes, 3 discentes e 3 docentes. Além disso, foram analisados documentos internos institucionais da escola foco deste estudo, como o planejamento pedagógico e o regimento interno. As escolas cívico-militares inserem-se em uma conjuntura política reacionária, emergindo de um grupo político ultraconservador, militarista e ideológico, alinhado com a política neoliberal. A institucionalização dessas escolas, vinculada à ideologia de extrema-direita, utiliza métodos pedagógicos militares com ênfase em obediência, hierarquia, disciplina, patriotismo e meritocracia, sob o discurso de aprimorar a qualidade da educação e reduzir a violência e evasão escolar. Os resultados evidenciaram que há divergências entre a formação proporcionada pelas práticas educacionais militarizadas e as funções e objetivos da escola na formação discente previstas nos documentos norteadores da educação nacional. A percepção dos familiares, discentes e docentes, demonstra aprovação ao modelo militarizado, enfatizando, principalmente, questões relacionadas à diminuição da violência no ambiente escolar e ao aumento da disciplina por parte dos estudantes. Entretanto, a formação cidadã pautada em princípios da inclusão, tolerância e solidariedade, bem como o respeito ao Direito à Educação para todos, distancia-se das prioridades das práticas e formação militarizadas. Conclui-se que o ambiente das escolas cívico-militares tende a enfatizar a conformação da personalidade dos estudantes a um modelo caracterizado por simbologias militares, padronização da aparência e comportamentos legitimados pelos princípios da hierarquia e da rigidez disciplinar.With the advancement of far-right ideologies, different anti-democratic and exclusionary agendas resurfaced on the national political scene, including the phenomenon of the militarization of public schools. The National Program for Civic-Military Schools, established under former president Bolsonaro's government in 2019, was revoked with the return of Luís Inácio Lula da Silva to the presidency in 2023. However, states retain autonomy to maintain shared management civic-military, a fact that has generated questions about the social and educational function of the school and the conception of student training based on educational documents and guidelines in the face of the militarized practices of civic-military public schools. In this context, the objective of this research was to understand structural and conjunctural aspects of the educational policies of militarization of public schools, based on their implementation in a school in the state of Acre. This is an exploratory, qualitative research, configured by the study of case of the Sparta Civic-Military Elementary and Secondary School. Questionnaires were administered to 15 family members of students, 8 teachers and 15 students, followed by interviews with 3 family members of students, 3 students and 3 teachers. Furthermore, internal institutional documents of the school that were the focus of this study were analyzed, such as the pedagogical planning and internal regulations. Civic-military schools are part of a reactionary political situation, emerging from an ultra-conservative, militaristic and ideological political group, aligned with neoliberal politics. The institutionalization of these schools, linked to far-right ideology, uses military pedagogical methods with an emphasis on obedience, hierarchy, discipline, patriotism and meritocracy, under the discourse of improving the quality of education and reducing violence and school dropout. The results showed that there are divergences between the training provided by militarized educational practices and the functions and objectives of the school in student training provided for in the guiding documents of national education. The perception of family members, students and teachers, demonstrates approval of the militarized model, mainly emphasizing issues related to the reduction of violence in the school environment and the increase in discipline on the part of students. However, citizenship training based on principles of inclusion, tolerance and solidarity, as well as respect for the Right to Education for all, distances itself from the priorities of militarized practices and training. It is concluded that the environment of civic-military schools tends to emphasize the conformation of students' personality to a model characterized by military symbolism, standardization of appearance and behaviors legitimized by the principles of hierarchy and disciplinary rigidity.ptPoder DisciplinarMilitarização EscolarPráticas EducacionaisFormação CidadãExtrema-DireitaDisciplinary PowerSchool MilitarizationEducational PracticesCitizenship TrainingFar-RightCiências HumanasPolíticas de militarização de escolas públicas no contexto do avanço da extrema direita: análises em uma escola no AcrePolicies of militarization of public schools in the context of the rise of the extreme right: analysis in a school in AcreTese