AZEVEDO, Adriana Barroso deGOMES, Luanda Fratchesca2025-04-222025-04-222019-08-28GOMES, Luanda Fratchesca. Metodologias ativas e TDIC nas práticas pedagógicas: um olhar sobre a formação e o trabalho docente no curso superior de tecnologia em hotelaria. 2019. 132 folhas. Dissertação (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/442Este estudo foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apresenta reflexões sobre práticas pedagógicas dos docentes do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, de uma instituição de ensino superior privado, do município de São Paulo. Procura responder a seguinte pergunta: como o uso de metodologias ativas, no contexto da sala de aula do curso superior de tecnologia em hotelaria, pode proporcionar uma (re)organização das práticas dos docentes, numa perspectiva de ensino-aprendizagem significativa e ativa na era tecnológica? Refletindo sobre o papel do educador na era digital, é investigado o uso das tecnologias e a criatividade docente, considerando o emprego de metodologias ativas em sala de aula a partir das experiências educacionais. Foi organizado um curso de formação continuada sobre o uso de Metodologias Ativas e TDIC para os professores/participantes da pesquisa, a fim de que eles pudessem conhecer outras possibilidades de trabalhar com diferentes metodologias e tecnologia em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, na perspectiva formativa em modalidade narrativa, com foco na observação das experiências narradas, de maneira a visualizar um novo itinerário para o ensino superior e para uma aprendizagem significativa. Foram consideradas as vivências profissionais e acadêmicas dos professores, o que propiciam a elaboração de práticas diferenciadas, de acordo com o contexto da sala de aula de ensino superior em Hotelaria. Os resultados evidenciam a importância da formação continuada para instigar os professores a adotar novas práticas em sala de aula, conscientizando-os sobre o seu papel, promovendo as metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias na sociedade conectada em que vivemos.This study was carried out with the support of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). It presents reflections on pedagogical practices of the teachers of the superior course of Hotel Technology, from a private higher education institution, in the city of São Paulo. It seeks to answer the following question: how can the use of active methodologies, in the context of the upper-level classroom of hotel technology, provide a (re) organization of teachers' practices in a meaningful and active teaching-learning perspective of the era technological? Reflecting on the role of the educator in the digital age, we investigate the use of technologies and teacher creativity, considering the use of active methodologies in the classroom based on educational experiences. A continuing training course on the use of Active Methodologies and TDIC was organized for the research participants, so that they could learn about other possibilities of working with different methodologies and technology in the classroom. The research methodology used is of a qualitative nature, in the formative perspective in narrative mode, focusing on the observation of the narrated experiences, in order to visualize a new itinerary for higher education and for meaningful learning. The professional and academic experiences of the teachers were considered, which allows the elaboration of differentiated practices, according to the context of the higher education classroom in Hospitality. The results highlight the importance of continuing education to encourage teachers to adopt new practices in the classroom, making them aware of their role, promoting active learning methodologies and the use of technologies in the connected society in which we live.ptEnsino SuperiorMetodologias ativasTDICFormação de ProfessoresCurso de HotelariaHigher EducationActive MethodologiesTeacher trainingHotel courseCiências HumanasMetodologias ativas e TDIC nas práticas pedagógicas: um olhar sobre a formação e o trabalho docente no curso superior de tecnologia em hotelariaActive and ICT methodologies in pedagogical practices: a look at training and teaching work in higher hotel technology courseDissertação