WIRTH, Lauri EmilioFLOR, Lauana Ananias2025-03-282025-03-282022-09-29FLOR, Lauana Ananias. Protagonismo feminino no protestantismo rural brasileiro: a parteiragem tradicional de Mãe Bela como lógica contra-hegemônica de atendimento à gestação, ao parto e ao puerpério. 2022. 251 folhas. Tese (Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2022.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/168Cada vez mais se faz necessário refletir sobre as subjetividades que dizem respeito ao ofício da parteiragem tradicional. Como contribuição a este debate emergente, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a trajetória de vida de uma parteira presbiteriana em meio ao seu contexto de atuação social. Odete da Costa Vale (1907 - 1983) era carinhosamente conhecida como Mãe Bela. Além de destacar o protagonismo feminino com relativa autonomia e significativos deslocamentos em relação ao protestantismo tradicional numa pequena comunidade no interior de Minas Gerais, busca-se assinalar a parteiragem de Mãe Bela como lógica contra-hegemônica de atendimento à gestação, ao parto e ao puerpério ao colocar em relevo suas práticas de fé e cuidado da saúde. De modo geral, tem-se como pressuposto que práticas religiosas medeiam o ofício da parteiragem tradicional como força acessória e de singular importância, proporcionando às parteiras características de atenção e cuidado diferenciados e que lhes conferem, conjuntamente com outras variantes e saberes, credibilidade e reconhecimento comunitários. Neste sentido, tendo como opção teórico-metodológica as teorias pós-coloniais, especificamente as perspectivas do feminismo decolonial, com o aparato da história oral temática, busca-se demonstrar, através de lugares epistêmicos subalternizados, os modos de fazer religião atrelados às experiências de uma parteira tradicional no que diz respeito à relação gestação, parto, puerpério.It is increasingly necessary to reflect on the subjectivities that concern the traditional midwifery profession. As a contribution to this emerging debate, this research has as main objective to investigate the life trajectory of a Presbyterian midwife in the midst of her social performance context. Odete da Costa Vale (1907 - 1983) was affectionately known as Mãe Bela. In addition to highlighting the female protagonism with relative autonomy and significant displacements in relation to traditional Protestantism in a small community in the interior of Minas Gerais, it seeks to point out the midwifery of Mãe Bela as another counter-hegemonic logic of care for pregnancy, childbirth and to the puerperium by emphasizing her faith practices and health care. It is assumed that religious practices mediate the craft of traditional midwifery as an accessory force of singular importance, providing the midwives with characteristics of differentiated attention and care that give them, together with other variants and knowledge, credibility and community recognition. In this sense, having post-colonial theories as a theoretical- methodological option, specifically the perspective of decolonial feminism with the apparatus of thematic oral history, we seek to demonstrate, through subalternized epistemic places, the ways of practice religion linked to the experiences of a traditional midwife with regard to the relationship between pregnancy, childbirth and puerperium.ptProtestantismoParteiras tradicionaisProtagonismo femininoFeminismo decolonialSaúdeProtestantismTraditional midwivesFemale protagonismDecolonial feminismHealthCiências HumanasProtagonismo feminino no protestantismo rural brasileiro: a parteiragem tradicional de Mãe Bela como lógica contra-hegemônica de atendimento à gestação, ao parto e ao puerpérioFemale protagonism in Brazilian rural protestantism: the traditional midwifery of Mãe Bela as a counter-hegemonic logic of care during pregnancy, childbirth and the puerperiumTese