SOUZA, Sandra Duarte deCOELHO, Fernanda Marina Feitosa2025-05-262025-05-262017-09-18COELHO, Fernanda Marina Feitosa. “Menino já nasce menino, menina já nasce menina”: Fobia religiosa de gênero e suas implicações no debate sobre o Plano Nacional de Educação brasileiro no período 2012-2014. 2017. 130 folhas. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/632A presente dissertação trata da fobia de gênero advinda do discurso político-religioso da “ideologia de gênero” que cria obstáculos aos direitos sexuais e reprodutivos das chamadas minorias (tanto de mulheres quanto de pessoas LGBT), mais especificamente no caso do Plano Nacional de Educação (PLC no 103/2012) aprovado na Lei no 13.005 em 25 de junho de 2014 destituído da diretriz de gênero. Verifica-se, assim, as dinâmicas existentes entre o discurso religioso e a exclusão da diretriz de gênero do PNE 2014-2024. O objetivo principal da pesquisa é o de caracterizar e explanar a produção sociorreligiosa de pânicos morais (COHEN, 2002) relacionados a gênero por meio da formação do saber da “ideologia de gênero” e concatenar discursos de políticos da Frente Parlamentar Evangélica e de lideranças político-religiosas que evocaram este saber também construído pela religião e se utilizam de argumentos que influenciaram a consolidação do referido Plano sancionado em 2014 sem a diretriz de gênero, inicialmente incluída dentre suas metas. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, apresenta-se o tema de gênero como central aos direitos humanos e ao próprio desenvolvimento humano e, portanto, a necessidade de uma educação de gênero para o aprofundamento da consciência ampliada de respeito aos indivíduos. Analisa-se a atuação política da bancada evangélica nas tramitações do PNE como parte de uma retomada do conservadorismo que procura instrumentalizar o Estado como guardião de uma moral predominantemente cristã, patriarcal e heterossexista. Relaciona-se, assim, a participação e influência religiosa neste processo, caracterizando-a como fóbica no que diz respeito ao veto da diretriz de gênero, por meio da análise de conteúdo das falas que possam denotar a produção sociorreligiosa de fobia de gênero difundidos para corroborar com a moral religiosa no período.This dissertation deals with the gender-based phobia derived from the political-religious discourse of the "gender ideology" that creates obstacles to the sexual and reproductive rights of so-called minorities (both women and LGBT people), more specifically in the case of the National Education Plan (PLC no. 103/2012) approved by Law 13.005 on June 25, 2014, deprived of the gender guideline. Thus, the dynamics between the religious discourse and the exclusion of the gender guideline of the NEP 2014-2024 are verified. The main objective of the research is to characterize and explain the socioreligious production of moral panics (COHEN, 2002) related to gender through the formation of the knowledge of "gender ideology" and to concatenate speeches made by politicians of the Evangelical Parliamentary Front and of political religious leaders who evoked this knowledge also built by religion and use arguments that influenced the consolidation of said Plan sanctioned in 2014 without the gender guideline, initially included among its goals. Through bibliographical and documentary research, the theme of gender is presented as central to human rights and to human development itself and, therefore, the need for a gender education to deepen the increased awareness of respect for individuals. The political work of the evangelical group is analyzed in the NEP procedures as part of a resumption of conservatism that seeks to instrumentalize the state as the guardian of a predominantly Christian, patriarchal and heterosexist moral. The participation and religious influence in this processis, therefore, related and characterized as phobic with regard to the veto of the gender guideline, through the analysis of the content of the speeches that may denote the socioreligious production of gender-based phobia to corroborate with religious morality in the period.pt“Ideologia de Gênero”Plano Nacional de EducaçãoReligiãoPolíticaPânico Moral"Gender Ideology"National Plan of EducationReligionPoliticsMoral PanicCiências HumanasMenino já nasce menino, menina já nasce menina”: fobia religiosa de gênero e suas implicações no debate sobre o Plano Nacional de Educação brasileiro no período 2012-2014Boys are already born boys, girls are already born girls: gender religious phobia and its implications in the debate on the Brazilian National Education Plan in the period 2012-2014Dissertação