AZEVEDO, Adriana Barroso deJACOPUCCI, Fabiana Wanrhath2025-04-012025-04-012021-03-29JACOPUCCI, Fabiana Wanrhath. Experiência maker no processo de ensino-aprendizagem. 2021. 170 folhas. Dissertação (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/208O desenvolvimento tecnológico tem provocado diversas mudanças em nossa sociedade e essas transformações atingem o campo educacional. A Cultura Maker é uma das possibilidades de inserção da informática educacional nas escolas e têm contribuído com a formação cidadã, na medida em que estimula uma aprendizagem experiencial ao colocar a mão-na-massa no planejamento e na realização das atividades educativas. Diante disso, busco compreender a experiência de um professor orientador de informática educacional ao utilizar recursos tecnológicos com aspectos makers como potencializadores do processo de ensino-aprendizagem visando o protagonismo e autoria dos alunos. Sendo assim, faz-se necessário: (i) conhecer o professor que utiliza a cultura maker na prática docente, bem como a escola na qual está inserido e realiza as atividades pedagógicas; (ii) refletir sobre a trajetória de vida e formação profissional docente e (iii) compreender possíveis contribuições da (auto)biografização para a formação docente como dispositivo potencializador da autoria e protagonismo dos atores educacionais. Nesse trajeto, a opção metodológica que adoto é a pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa, fundamentada como método pela escola canadense representada por Clandinin e Connelly (2015), inspirada epistemologicamente na pesquisa (auto)biográfica em Aragão (2011) e Josso (2004); na concepção de educação e experiência em John Dewey (1929, 1973, 1997 e 2013) e Jorge Larrossa (2019). No que tange à formação docente, as contribuições se originaram em Demo (2000), Paro (2018), Pimenta (2012), Sacristán (1990) e Tardiff (2012). Os recursos metodológicos interpretativos da fenomenologia pautados nas concepções de Capalbo (1987), Sokolowski (2012) e Cerbone (2014) e da hermenêutica através das reflexões de Palmer (2018). A síntese de meu pensar anuncia a importância de valorizar a trajetória de vida e formação docente na qual as narrativas de si tornam-se dispositivos de uma apropriação dos saberes-docente adquiridos ao longo do exercício profissional e juntamente com a educação maker possibilita que a aprendizagem seja reconstrutiva e política contribuindo com o desenvolvimento do senso de autoria e protagonismo dos alunos em vias de uma formação cidadã.Technological development has brought about several changes in our society and these transformations affect the educational field. Culture Maker is one of the possibilities for inserting educational information technology in schools and has contributed to citizen education, insofar as it stimulates experiential learning by putting hands-on in planning and carrying out educational activities. Therefore, I seek to understand the experience of a teacher of educational informatics when using technological resources with maker aspects as enhancers of the teaching-learning process aiming at the protagonism and authorship of the students. Therefore, it is necessary: (i) to know the teacher who uses the maker culture in teaching practice, as well as the school in which he is inserted and carries out the pedagogical activities; (ii) reflect on the life trajectory and professional teacher education and (iii) understand possible contributions of (self) biography to teacher education as a potentializing device for authorship and protagonism of educational actors. Along this path, the methodological option I adopt is qualitative research, in the narrative modality, grounded as a method by the Canadian school represented by Clandinin and Connelly (2015), inspired epistemologically in the (auto) biographical research in Aragon (2011) and Josso ( 2004); in the conception of education and experience in John Dewey (1929, 1973, 1997 and 2013) and Jorge Larrossa (2019). With regard to teacher training, contributions originated in Demo (2000), Paro (2018), Pimenta (2012), Sacristán (1990) and Tardiff (2012). The interpretative methodological resources of phenomenology based on the conceptions of Capalbo (1987), Sokolowski (2012) and Cerbone (2014) and hermeneutics through the reflections of Palmer (2018). The synthesis of my thinking announces the importance of valuing the trajectory of life and teacher training in which self-narratives become devices for the appropriation of teacher knowledge acquired during professional practice and together with maker education allows learning be reconstructive and political, contributing to the development of students' sense of authorship and protagonism in the process of becoming citizens.ptAutoriaEducação makerFormação docenteInformática educacionalPesquisa narrativa e ProtagonismoAuthorshipMaker educationTeacher trainingEducational informaticsNarrative research and ProtagonismCiências HumanasExperiência maker no processo de ensino-aprendizagemMaker experience and the teaching-learning processDissertação