CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoCARVALHO, William Ladeia de2025-03-282025-03-282021-12-03CARVALHO, William Ladeia de. Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo. 2021. 240 folhas. Tese (Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2021.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/160Esta pesquisa versa sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing turístico da cidade de São Paulo, por meio dos eventos públicos gratuitos Virada Cultural, Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT. O objetivo principal é estudar as contribuições desses eventos para a marca São Paulo, que utiliza esses acontecimentos como ferramenta de marketing da cidade. O estudo está fundamentado em pesquisas teóricas e empíricas, complementada por entrevistas com os organizadores dos referidos eventos. A hipótese principal é que a contribuição dos eventos para a marca São Paulo ocorre pela abrangência dos acontecimentos que versam sobre cultura, evangelismo e diversidade sexual e que mobilizam multidões a cada edição, trazendo visibilidade para a capital paulistana. Esses eventos são importantes ferramentas de comunicação e contam ainda com o grande apoio midiático de amplitude nacional, destacando São Paulo como destino certo para a organização de grandes eventos. O arcabouço teórico traz à luz da pesquisa autores que se debruçam acerca de temas que intercalam teorias sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing de lugares e marketing turístico, hospitalidade, organização de eventos e os temas desta tese: Cultura – Virada Cultural, Evangelismo – Marcha para Jesus e Diversidade Sexual – Parada do Orgulho LGBT. As pesquisas de campo ficaram a cargo das visitas do autor aos eventos nas edições de 2018 e 2019 e das entrevistas com os organizadores dos eventos em 2021. Os resultados apontam que São Paulo, ao sediar eventos que contribuem para a divulgação do destino, beneficia toda cadeia de atividades comerciais onde os eventos ocorrem, entretanto, nem todas as empresas beneficiadas pelo consumo de produtos e serviços apoiam ou patrocinam os eventos, e sem investimentos os eventos tendem a fenecer. As ocupações ocasionadas pelos eventos não deixam de ser políticas, permitindo abordagens relacionadas à inclusão, à tolerância e ao entretenimento para o povo, importantes para reforçar a marca São Paulo como cidade democrática e plural. Alguns problemas também se apresentam na organização destes eventos, que reverberam na imagem da cidade em relação à infraestrutura como segurança e higiene decorrentes da massa de participantes todos os anos. O documento resultante desta pesquisa permite observar os eventos além da ideia comum de festa, mas de ocupações públicas necessárias para reflexões sobre temas de extrema relevância social ao diálogo contemporâneo.This research is about marketing communication with an emphasis on tourism marketing in the city of São Paulo, through the free public events Virada Cultural, Marcha para Jesus and Parada do Orgulho LGBT. The main objective is to study the contributions of these events to the São Paulo brand, which uses these events as a marketing strategy for the city. The study is based on theoretical and empirical research, complemented by interviews with the organizers of the aforementioned events. The main hypothesis is that the events' contribution to the São Paulo brand occurs due to the scope of events that deal with culture, evangelism and sexual diversity and that mobilize crowds at each edition, bringing visibility to the capital of São Paulo. These events are important communication tools and also have great media support nationwide, highlighting São Paulo as the right destination for the organization of big-events. The theoretical framework brings to light of the research authors who focus on themes that intersperse theories on marketing communication with an emphasis on marketing of places and tourist marketing, hospitality, event organization and the themes of this thesis: Culture – Virada Cultural, Evangelism – Marcha para Jesus and Sexual Diversity – Parada do Orgulho LGBT. Field research was carried out by the author's visits to events in the years 2018 and 2019 editions and interviews with event organizers in 2021. The have results shown that São Paulo, by hosting events that contribute to the dissemination of the destination, benefits all chain of commercial activities where the events take place, however, not all companies benefiting from the consumption of products and services support or sponsor the events, and without investments they tend to wither. The occupations caused by the events are political, allowing approaches related to inclusion, tolerance and entertainment for the people, it is also important to reinforce the brand São Paulo as a democratic and plural city. Some problems also arise in the organization of these events, which reverberate in the city's image in relation to infrastructure such as safety and hygiene arising from the mass of participants every year. The document resulting from this research allows us to observe the events beyond the common idea of a party, but of public occupations necessary for reflections on themes of extreme social relevance to contemporary dialogue.ptComunicação MercadológicaMarketing TurísticoEventos PúblicosVirada CulturalMarcha para JesusParada do Orgulho LGBTSão PauloMarketing CommunicationTourism MarketingPublic EventsCiências Sociais AplicadasEventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São PauloEvents as a communication and tourism marketing strategy in Sao Paulo CityTese