PANICACCI, NorinêsSANTOS, Jeremias Araújo dos2025-10-012025-10-012011-09-13SANTOS, Jeremias Araújo dos. Ensino de língua portuguesa e formação de professores. 2011. 132 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/1255O ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna – que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes – sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro – que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula.The teaching of Portuguese language has undoubtedly represented a constant problem for many teachers in the area elementary schools. Some teachers, in the face of constant and repeated criticism of the teaching of mother tongue - which most likely occurs because of the unsatisfactory results of official evaluations about the performance of students - feel bewildered about what to do in the classroom. Often the disorientation is such that teachers end up doing nothing that is meaningful to the students' communicative development. This theme, which is not new, but current is imposed by the recurrence of discussion and criticism in the academy about what are the objectives of the teaching of Portuguese Language and the crisis through the teaching of this discipline. In short, today's teaching of Portuguese language at a basic level, it has supplied the demands that are imposed on the Brazilian students - that students, when they complete high school, write, read and speak competently. What relation has this situation with training and practice of the Portuguese-speaking teachers in the classroom? To what extent the official guidelines for the teaching of Portuguese language are used as references for work in the classroom? These are questions that guided the research. To answer these questions we performed a literature search and qualitative empirical bias. The literature, based on the PCNs of Portuguese, Syrian Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, Anthony New, we provide theoretical support about the guidelines for the teaching of Portuguese language and the training of teachers. With the field research the intention was to analyze the teaching of mother tongue. To this end, we hear 10 teachers and 50 students from public schools of São Paulo, in order to know the opinions and impressions of teachers and students about the teaching of Portuguese language. Data analysis reveals that the theoretical advances in the field of linguistics have been partially incorporated by teachers, or teachers in their classroom practices, are restricted, often repeating the same teaching that have always been accustomed . The results of this study, although confined to a given reality, point to the need to seek effective means for the initial and continuing training of teachers of Portuguese Language can contribute to new teaching practices in the classroom.ptEnsinoLíngua PortuguesaFormação de ProfessoresTeachingPortugueseTeacher EducationCiências HumanasEnsino de língua portuguesa e formação de professoresDissertação