BASILE, Luis Fernando HindiSOLANO, Gilberto do Carmo2025-04-072025-04-072021-01-27SOLANO, Gilberto do Carmo. Estudo psicofisiológico do desempenho da técnica de neurofeedback nos processos atencionais. 2021. 92 folhas. Tese (Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/347Introdução: O neurofeedback eletroencefalográfico consiste no monitoramento e retroalimentação da atividade elétrica cerebral, visando o aprendizado do controle consciente por parte do indivíduo, de aspectos do funcionamento geral do cérebro e promover alteração nos padrões dos potenciais elétricos do córtex, de maneira que haja um condicionamento de faixas de frequência das ondas. Pesquisas anteriores evidenciaram que a relação entre oscilações Teta (4-8 Hz) e Beta (13-30 Hz) no eletroencefalograma está associada ao aprendizado de feedback ligado à atenção. Um treinamento estabelecido é da razão de potência Teta/Beta, que tem o objetivo de melhorar um estado de atenção sustentada, reforçando reduções nas amplitudes Teta (4-8 Hz) e aumento nas amplitudes Beta (13-30 Hz). No entanto, os mecanismos neuronais que mediam um treinamento bem sucedido do neurofeedback ainda não foram suficientemente descobertos. Objetivo: Verificar se a razão Teta/Beta indicada pelo aparelho de neurofeedback correlaciona-se com aquelas obtidas durante o desempenho em tarefas de atenção mensuráveis independentemente. Método: A amostra foi constituída por 22 sujeitos com faixa etária entre 21 e 63 anos de idade. Os dados foram registrados por Eletroencefalograma (EEG) de quatro canais obtidos durante cinco condições: LBase (repouso), Treino de Neurofeedback (NFBK), Tarefa de Performance Contínua (CPT), Teste d2R e Teste de Substituição de Dígitos por Símbolos (DSST). Os dados de EEG foram analisados pela amplitude em três faixas de frequências (Teta, Alfa e Beta) e pela Razão Teta/Beta. As diferenças no EEG entre condições foram analisadas por meio do teste estatístico não paramétrico de Friedman. As correlações foram verificadas por meio do coeficiente de correlação de postos de Spearman. Resultados: Quanto às comparações de NFBK e LBase, não foi observada redução na razão Teta/Beta. Somente o eletrodo F3 apresentou diferença, com aumento de relação Teta/Beta em DSST comparado com repouso e com d2R. Nas comparações de Alfa, em relação a linha de base (LBase), apenas em C4 observou-se relação significativa entre CPT e LBase, com CPT menor que Lbase. Nas correlações intra indivíduos entre TR e razão Teta/Beta, somente cinco dos 22 sujeitos da amostra apresentaram correlações significativas, porém, em direções opostas. Não foram observadas reduções da razão teta/beta ou em alfa nas correlações entre as varáveis eletrofisiológicas médias e comportamentais entre indivíduos. Discussão: Os resultados alcançados com este trabalho não corroboram estudos anteriores, em que a relação Teta/Beta está negativamente relacionada ao controle atentivo, ou seja, Teta aumentada e/ou Beta reduzida, observadas durante tarefas de atenção. Os resultados indicaramm que o NFBK não alterou ou reduziu a TBR. Nenhuma mudança consistente dentro da sessão de TBR foi encontrada na medição de LBase, em comparação com a medição de treinamento de NFBK de 15 minutos, sugerindo que o NFBK não induz quaisquer alterações nas medições de EEG levando à diminuição da relação TBR. Conclusão: Os achados deste estudo se mostram em desacordo com o esperado, pois não houve evidências de que o neurofeedback orientado para redução da razão Teta/Beta fora efetivo em participantes saudáveis.Introduction: The electroencephalographic neurofeedback is based on the monitoring and feedback of electrical brain activity, aiming at the learning of conscious control on the part of the individual, of aspects of the general functioning of the brain, changing the patterns of the electrical potentials of the cortex, so that there are conditioning frequency bands of the waves. Previous research has shown that the relationship between theta (4-8 Hz) and beta (13-30 Hz) oscillations on the electroencephalogram is associated with the learning of feedback linked to attention. An established training is for the Theta / Beta power ratio, which aims to improve a state of sustained attention, reinforcing reductions in theta amplitudes (4-8 Hz) and increase in Beta amplitudes (13-30 Hz). However, the neuronal mechanisms that mediate successful neurofeedback training have not yet been sufficiently elucidate. Objective: To verify whether the Theta / Beta ratio indicated by the neurofeedback device correlates with those obtained during performance in independently measurable attention tasks. Method: The sample consisted of 22 subjects aged between 21 and 63 years old. The data were recorded by Electroencephalogram (EEG) of four channels obtained during five conditions: LBase (rest), Neurofeedback Training (NFBK), Continuous Performance Task (CPT), d2R and Digit Symbol Substitution Teste (DSST). The EEG data were analyzed by amplitude in three frequency bands (Theta, Alpha and Beta) and the Teta / Beta ratio. Differences in EEG between conditions were analyzed using Friedman's nonparametric statistical test. Correlations were analyzed using Spearman's rank correlation coefficient. Results: Regarding the comparisons of NFBK and LBase, there was no reduction in the Theta / Beta ratio. Only the F3 electrode showed a difference, with an increase in the Theta / Beta ratio in DSST compared with rest and with d2R. In comparisons of Alpha in relation to the baseline (LBase), only in C4 there is a significant relationship between CPT and LBase, with CPT less than Lbase. In intra-individual correlations between TR and Theta / Beta ratio, only five of the twenty-two subjects in the sample showed significant correlations, but in opposite directions. There were no reductions in the theta / beta or alpha ratio in the correlations between the mean electrophysiological and behavioral variables between individuals. Discussion: The results achieved with this work do not corroborate previous studies, in which the Theta / Beta ratio is negatively related to attentive control, that is, an increased Theta and reduced Beta, observed during attention tasks. The results indicate that the NFBK did not alter or reduce the TBR. No consistent changes within the TBR session were found in the LBase measurement when compared to the 15-minute NFBK training measurement, suggesting that the NFBK did not induce any changes in the EEG measurements leading to a decrease in the TBR ratio. Conclusion: The findings of this study are at odds with what was expected, as there was no evidence that neurofeedback aimed at reducing the Theta / Beta ratio is effective in healthy participants.ptNeurofeedbackAtençãoBiofeebackEletroencefalografiaAttentionElectroencephalographyCiências HumanasEstudo psicofisiológico do desempenho da técnica de neurofeedback nos processos atencionaisPsychophysiological study of the performance of the neurofeedback technique in attentional processesTese