FURLIN, MarceloDIAS, Ariadne Guimarães2025-05-132025-05-132018-09-20DIAS, Ariadne Guimarães. A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil. 2018. 130 f. Dissertação (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.https://repositorio.metodista.br/handle/123456789/562A presente dissertação tem como objetivo investigar a presença africana nos textos publicados no jornal “A Voz da Raça” (1933 a 1937), pertencente à Frente Negra Brasileira (FNB). Para isso, são inicialmente contextualizados o personagem-chave do processo – o negro que vivia em São Paulo no início do século XX; a cena – conjunto de ideias e movimentos que compunham o ideário vigente; e a voz – os textos publicados pelos frentenegrinos. Para auxiliar na leitura desses registros, há uma recuperação histórica e social da trajetória do negro e sua diáspora na obra de Achille Mbembe (“A Crítica da Razão Negra”). A educação, apontada pelos integrantes do movimento negro como via de ascensão social, é investigada sob diferentes pontos: discurso e prática x prática do Estado e caminhos alternativos. Para complementar, a investigação da presença de palavras de origem Banto nos textos do periódico possibilitam uma visão da presença africana em nosso cotidiano. Em todo conteúdo, destaca-se uma denúncia inegavelmente negra, africana, sobre o abandono, o desemprego e a luta por cidadania dos afrodescendentes, ainda que sob um discurso muitas vezes branco e hegemônico.This work aims to investigate the African presence on the newspaper “A Voz da Raça” (The Voice of the Race), a tabloid published by Frente Negra Brasileira (Brazilian Black Movement), from 1933 to 1937. To pursue this investigation was defined three steps: the key character, the black man who lived in São Paulo on the beginning of the XX century; the scene, the major ideas present on the black movements at that time; and the voice, the texts published by the followers of Frente Negra Brasileira. Achilles Mbembe's book (“Critique of Black Reason”) helps on the texts' analysis by a historical and social recuperation of black trajectory and his diaspora. Education, signalized by black activists as a possibility of social upgrade is investigated by different points: speech and practice versus State's model and alternatives paths. The analysis of Banto's words presence in the newspaper allows a perspective of African permanency in our lives. To summarize, the content stands out an undeniably black, African denunciation of abandonment, unemployment and the struggle for citizenship of Afro- descendants, albeit sometimes under a white and hegemonic discourse.ptA Voz da RaçaFrente Negra Brasileira (FNB)Imprensa NegraEducaçãoRacismoBlack PressEducationRacismCiências HumanasA Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no BrasilThe Voice of the Race, the echoes of education: perceptions about the permanence of African cultural heritage in BrazilDissertação