Navegando por Autor "WOLFSOHN, Andrea Christina"
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Item EJA digital: um estudo sobre a juvenilização e aplicação da modalidade EAD na educação de jovens e adultos(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-09) WOLFSOHN, Andrea Christina; AZEVEDO, Adriana Barroso de; SOUZA, Roger Marchesini de QuadrosEsta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos decorrentes da implementação da proposta da Educação a Distância (EAD) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública, no município de Santos, na Baixada Santista, estado de São Paulo e possíveis relações estabelecidas com a Juvenilização da EJA. O marco teórico da investigação teve como fundamento obras de: Litto (2008); Arroyo (2008, 2011); Azevedo (2016); Corti e Souza (2012); Moran (2002), entre outros. Este estudo considerou inicialmente, para efeito de análise, documentos da esfera federal e proposições da Rede Municipal de Educação da cidade de Santos, São Paulo e, com base na abordagem qualitativa buscou captar quais impactos decorrem da implementação da proposta EAD na EJA como Política Pública no município de Santos, na Baixada Santista, estado de São Paulo e possíveis relações estabelecidas com a Juvenilização da EJA. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados em campo foram: o questionário aplicado a cinco entrevistados que exerceram funções relacionadas ao objeto da pesquisa, em escolas da zona urbana da cidade de Santos, estado de São Paulo nos anos letivos de 2016 e 2017 e a entrevista semiestruturada realizada com todos os entrevistados da amostra. Os dados levantados foram considerados segundo a metodologia da análise do conteúdo, de Bardin (2016). Constatou-se que a EJA Digital como metodologia de trabalho associando duas modalidades de Educação - a EJA e a EAD - vem apresentando no município de Santos uma proposta que denota a preocupação no atendimento a todos os cidadãos. Com proposta inovadora mediante o uso da tecnologia para estreitar as possibilidades de trabalho entre professores/tutores AVA, professores/tutores presenciais e o Educando, neste contexto, o atendimento à juventude da EJA ganha conotação especial, sobretudo, pela facilidade do uso de recursos tecnológicos em seu dia a dia. Constatou-se também que a Educação de Jovens e Adultos com vistas à Educação Básica é uma necessidade que influencia diretamente diversos aspectos na sociedade. Assim, enquanto não houver Política Pública eficaz e que atenda plenamente a demanda por meio de uma educação de qualidade, a dotação de mecanismos que minimizem as mazelas geradas pela baixa escolaridade devem ser buscadas de maneira a flexibilizar as oportunidades e equalizar o acesso a todos que não fizeram parte do processo educacional na idade ideal, princípio esse estabelecido na Constituição, como direito.Item Vozes eco(antes) e diá(logos) atuais na literatura infanto-juvenil: a empatia histórica em contextos de guerra nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-25) WOLFSOHN, Andrea Christina; FURLIN, MarceloEste estudo busca analisar o Desenvolvimento Moral e Empatia Histórica em um projeto baseado em livros de literatura infanto-juvenil, para anos iniciais do Ensino Fundamental. Consiste na leitura, compreensão e desenvolvimento de uma sequência didática sobre o conteúdo destes livros, para compreender como a restrição dos direitos humanos básicos pode gerar injustiças em todos os contextos, agravadas por contextos de guerra. Tem-se como objetivo geral descrever uma experiência de desenvolvimento de projeto de Educação em Valores e Direitos Humanos e Empatia Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de livros da literatura infanto-juvenil de relatos testemunhais, e como objetivos específicos: refletir sobre a educação em valores e a educação em Direitos Humanos e seu papel na formação docente para seu efetivo trabalho em sala de aula; e refletir sobre o desenvolvimento moral da criança e como ele se vincula aos projetos de empatia histórica. Optou-se como método a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, amparada pela história de vida, por meio da qual se narra a experiência pedagógica vivida em que se transformam vidas e o mundo ao mesmo tempo. Os resultados demonstraram que a sequência didática proposta está descrita desde o processo de escolha dos livros, como cada livro se insere no projeto em forma gradativa, indo do desenvolvimento moral à empatia histórica a fim de compreender o mal causado pelo genocídio pelas guerras.