Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VOLPATO, Marcelo de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ciberjornalismo de proximidade e desenvolvimento: uma análise sobre três casos do interior paulista
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-20) VOLPATO, Marcelo de Oliveira; ESCUDERO, Camila; PERUZZO, Cicilia Maria Krohling
    Pesquisa sobre os processos de produção jornalística no interior do Estado de São Paulo. Objetivo foi analisar as práticas atuais do jornalismo local na internet, além das transformações e tendências verificadas nos tipos e especificidades dos conteúdos produzidos. Objetivou-se também apreender que tipo de desenvolvimento tem sido foco argumentativo para tais veículos, além de entender se há vocação para o local e qual estratégia de trabalho. Parte-se dos conceitos sobre jornalismo local, regional e de proximidade e de abordagens teóricas sobre comunicação para o desenvolvimento. O estudo está ancorado, ainda, em aspectos do método histórico-dialético e utiliza o estudo de casos múltiplos como tipo de pesquisa, enfocando o Correio Popular, de Campinas, o Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, e o Jornal da Cidade, de Bauru. Para sua realização, recorreu-se também à pesquisa bibliográfica, às técnicas de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos jornais e à análise dos conteúdos publicados em seus sites. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que estes jornais, além de subutilizarem os recursos e possibilidades da internet, reproduzindo ainda as estratégias e a cultura do impresso, enfrentam também um impasse com a transição da audiência para o digital, mas uma dificuldade em monetizar este novo formato. Apesar de possuírem proximidade física com suas localidades, não possuem a prestação de serviço como prioridade, estabelecendo laços fracos com as audiências e se aproximando muito mais das concepções de desenvolvimento da modernização e difusionistas.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão