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Navegando por Autor "TORRES, Luis Fernando"

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    Performance: construção de instrumento de avaliação e busca de indícios de validade
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-29) TORRES, Luis Fernando; MARTINS, Maria do Carmo Fernandes
    Esta pesquisa buscou desenvolver um instrumento e encontrar indícios de validade para evidenciar habilidades especificas para identificar os possíveis perfis da alta performance. Para isso, considerou-se o estudo do constructo performance não como desempenho, mas sim com um significado abrangente considerando um conjunto específico de habilidades, características e estilos. O instrumento em questão foca em analisar perfis que indicam alta performance ao qual o indivíduo está mais alinhado. Com isso, pode ser possível maximizar os resultados no ambiente de trabalho. Foi realizada uma análise sistemática, utilizando o método PRISMA e síntese da literatura existente para formular propostas teóricas e práticas. O estudo foi realizado em duas fases. Na primeira fase, foi estudado o nível de acordo entre avaliadores para estimar a adequação dos itens aos fatores proposto. Na segunda fase, foi realizado um estudo de campo transversal e quantitativo ao longo de dezoito meses. Participaram 288 sujeitos com idade acima de 19 anos, predominante masculinos, formação acadêmica nível superior e posterior e renda média acima de R$ 4.500,00 (reais/mês). Análises fatoriais confirmatórios produziram fortes indícios para suportar o modelo de três fatores para avaliar a performance. As cargas fatoriais para todos os itens foram superiores a 0,4 e os ômegas de McDonald foram acima de 0,7 para todos os três perfis. A análise de segunda ordem revelou que os três perfis refletem a performance. As implicações praticas da pesquisa relatam elementos que podem evidenciar a existência de três perfis de performance por meio de um conjunto de habilidades específicas, denominadas itens. Com base nas cargas fatoriais encontradas foi possível aceitar a hipótese de pesquisa de que performance possui três perfis. Em face a originalidade a pesquisa encontrou um modelo validado no qual doze habilidades específicas podem ser perfiladas em cognitiva, relacional e socioemocional. O instrumento é inédito em sua construção, características e análise. Espera-se que as áreas de sociologia, psicologia e administração venham a se beneficiar dos achados desse estudo.

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