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Navegando por Autor "TOLEDO, Sandro de"

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    Influência dos estilos parentais sobre o processo de aprendizagem de adolescentes do Mato Grosso do Sul
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2024-08-26) TOLEDO, Sandro de; DURÃES, Ricardo Silva dos Santos; SERAFIM, Antonio de Pádua
    Introdução: Estudos sobre estilos parentais revelam que as práticas educativas dos pais influenciam significativamente no desenvolvimento cognitivo e emocional dos adolescentes. Os diferentes estilos parentais têm implicações variadas no comportamento e desempenho escolar dos adolescentes, podendo impactar aspectos como habilidades sociais, cognição e desempenho acadêmico. Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral investigar a influência dos estilos parentais sobre o processo de aprendizagem de adolescentes do Mato Grosso do Sul, considerando variáveis sociodemográficas específicas da região. Método: A pesquisa adotou um desenho quantitativo e envolveu 65 adolescentes de 12 a 15 anos. Os participantes foram organizados em grupos com base nos estilos parentais positivos e negativos. Os instrumentos utilizados incluíram a Escala de Inteligência Abreviada de Wechsler (WASI), o Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey (RAVLT) e a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). A coleta de dados foi realizada em duas etapas, com protocolos padronizados de aplicação dos instrumentos. Resultados: Os resultados revelaram diferenças significativas entre adolescentes com estilos parentais negativos (EPN) e positivos (EPP). No grupo EPN, tinha 14 anos, estudava em escolas públicas e residiam com quatro ou mais pessoas. No grupo EPP, predominava o sexo masculino. Adolescentes do grupo EPP apresentaram melhor desempenho em atenção concentrada, memória de curto prazo e aprendizagem. No grupo EPN, a escolaridade dos responsáveis estava associada à renda familiar, atenção alternada e concentrada, e o QI correlacionou-se com atenção alternada e concentrada. No grupo EPP, idade e escolaridade dos responsáveis estavam relacionadas à atenção concentrada e à renda familiar. Conclusão: O presente estudo fornece informações que colaboram para a compreensão das complexas interações entre os estilos parentais, aprendizagem, aspectos cognitivos e características sociodemográficas.

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