Navegando por Autor "SYLVESTRE, Helena Schiavoni"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Newsgames: jogos jornalísticos como processos aplicados no contexto da educomunicação escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-26) SYLVESTRE, Helena Schiavoni; ESCUDERO, CamilaEste trabalho investiga as possibilidades de aplicação dos newsgames como processos educomunicativos no contexto escolar. A relevância do tema está na necessidade de explorar estratégias didáticas inovadoras que ampliem o protagonismo dos alunos em seu processo de aprendizagem, considerando as interações constantes com conteúdos midiáticos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa e exploratória com alunos do 5º ano de uma escola pública de Americana/SP, utilizando pesquisa-ação, entrevistas em profundidade e questionários. A pesquisa foi estruturada em quatro capítulos principais: 1) análise das inter-relações entre comunicação e educação, com foco em identidade escolar e territorialidade; 2) discussão sobre os conceitos de jogos e newsgames, enfatizando seu papel na educação; 3) descrição do percurso metodológico, abordando as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos newsgames; e 4) implementação prática do projeto, destacando os resultados observados nos alunos em termos de protagonismo, identidade escolar e engajamento crítico. Os conceitos de interatividade, narrativa e imersão foram centrais para a análise das potencialidades dos newsgames como processos educomunicativos. Além disso, a pesquisa enfatizou o papel dos alunos como produtores de conhecimento, utilizando os newsgames para explorar temáticas relacionadas à comunidade escolar e local. Constatou-se que os newsgames podem promover um aprendizado engajador e colaborativo, além de contribuir para a construção da identidade dos estudantes. Os resultados evidenciam que os newsgames, ao serem incorporados ao contexto educomunicativo, potencializam práticas pedagógicas transformadoras, reforçando o sentimento de pertencimento dos alunos à comunidade escolar e promovendo uma aprendizagem mais significativa.