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Navegando por Autor "SUPPION, Klaus Haacke"

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    Educação financeira: os componentes curriculares da BNCC com vistas à formação de cidadãos críticos e conscientes no uso do dinheiro
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-13) SUPPION, Klaus Haacke; CHIACHIRI FILHO, Antonio Roberto
    A partir do pressuposto de que a educação financeira tem se mostrado essencial nos últimos anos, uma vez que pode colaborar com a educação formal dos alunos na educação básica e proporcionar-lhes entendimentos mais alinhados com as mudanças presentes na sociedade contemporânea, objetivou-se com esta pesquisa compreender, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de que maneira a educação financeira é abordada no ensino fundamental, visando contribuir para a formação de cidadãos conscientes e bem informados sobre a aplicação dos conceitos financeiros em seu dia a dia. O foco específico no contexto de compreensão e aprendizagem sobre os temas relacionados à educação financeira e ao cenário político, econômico e social evidencia a necessidade de desenvolver nos alunos um senso crítico que vá além da mera adequação a comandos e ações sem conhecimento financeiro. Assim, com base no referencial teórico e legislação pertinente, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: quais as contribuições da Base Nacional Comum Curricular na formação do cidadão no que diz respeito ao conhecimento em educação financeira? Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa, caracterizada como descritiva. A investigação foi realizada por meio de análise com abordagem interpretativa e indutiva, de modo a identificar padrões, temas emergentes e relações significativas no conteúdo analisado. Essa análise possibilitou evidenciar, nos componentes curriculares da BNCC para o ensino fundamental, a transversalidade da educação financeira. Contudo, observou-se que o primeiro contato com os aspectos financeiros ocorrem somente a partir do quinto ano desse segmento educacional, quando estudos de pesquisadores e os achados nesta pesquisa, demonstram que a educação financeira deve ter seu início desde os primeiros anos do ensino fundamental, de modo que os alunos, frente às mudanças estruturais e à crescente complexidade do mercado financeiro, com a devida formação e orientação, possam se formar cidadãos conscientes, críticos e aptos a lidar com recursos financeiros, de modo a melhorarem seu bem-estar e, comprometidos com o futuro, sejam capazes também de contribuir para o fortalecimento da estabilidade econômica da sociedade como um todo.

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