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Navegando por Autor "STAROSKY, Enio"

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    Amor e educação em C.S. Lewis e Josef Pieper
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2015-03-25) STAROSKY, Enio; LAUAND, Luiz Jean
    Josef Pieper e C. S. Lewis são dois dos principais filósofos do nosso tempo. A presente pesquisa visa analisar as doutrinas desses pensadores sobre o amor e extrair as consequências para a educação. Pieper e Lewis são importantes intelectuais, respeitados por todo o mundo acadêmico, por conta de suas obras, originais e profundas, como pensadores cristãos. Seus estudos sobre o amor – cada autor com seu próprio ponto de vista – são incontornáveis para todos que se ocupam da educação. Lewis e Pieper compartilham uma metodologia centrada na linguagem, o que leva à compreensão da essência comum aos amores (Pieper) e dos “quatro amores”: afeto, amizade, eros e caridade (Lewis). E ambos voltam-se para a linguagem comum. Quanto mais a palavra amor é distorcida e deturpada hoje em dia, tanto mais é necessária uma análise filosófica como a de Pieper e Lewis. De acordo com os autores, a educação para o amor remete à Antropologia Filosófica e esta dissertação apresenta a conexão entre a concepção de amor e a de homem, e a educação que a elas se segue.
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    David Keirsey e a religião: o papel da tipologia na compreensão de perfis religiosos
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-20) STAROSKY, Enio; SOUZA, Vitor Chaves de
    Esta pesquisa pretende estudar o papel dos tipos de David Keirsey na compreensão de diversos perfis religiosos. Essa proposta apresenta-se como metodologicamente apropriada e efetiva na identificação, caracterização e compreensão dos vários tipos no campo religioso. Essa compreensão é tanto mais necessária quando se considera, entre outras razões, que a religião é – também do ponto de vista do temperamento – universal, para todos e que cada líder tem seu tipo específico. E que, especialmente para o líder religioso, é muito necessário evitar o preconceito psicológico de que seu tipo é o “correto” no que diz respeito à religião e seus valores. Conhecer o próprio estilo é uma base segura para exercer uma boa liderança, pois permite compreender e apreciar e valorizar todos os outros tipos, que ocorrem nas igrejas. “Compreender” é precisamente uma palavra chave para Keirsey (integra o próprio título de seus dois livros principais: Please Understand me – I & II) e é um imperativo para as religiões e igrejas. E ademais, não por acaso, de acordo com Pieper, é também palavra chave em nossa metodologia do “tipo ideal” pela Verstehen. A partir dessa base a presente tese examina e discute os conceitos e tipos de Keirsey – os quatro pares de preferências I/E, S/N, F/T e J/P; os quatro temperamentos SP, SJ, NF e NT; e os dezesseis tipos mais detalhados – em suas relações com preferências em diversas dimensões religiosas: espiritualidade, devoção, liderança, pregação, vida cristã, moral, pastoral, política etc.

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