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Navegando por Autor "SOUZA, Ronivaldo Moreira de"

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    A simbiose discursiva entre religião e mercado: um estudo do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus na perspectiva do consumo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-12-11) SOUZA, Ronivaldo Moreira de; GONÇALVES, Elizabeth de Moraes
    Esta pesquisa investigou a relação entre religião e mercado cristalizada no discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. Por entender que o espaço de trocas entre compradores – ao qual denominamos mercado – se sustenta por um consumo ávido de bens e serviços, ancoramos nossas percepções nas teorias do consumo na contemporaneidade. Em seguida, pelas lentes das Ciências das Religiões, investigamos as bases do que se denomina religião e sua adequação à lógica da sociedade de consumo. Para investigar a correspondência discursiva na qual emerge as significações, a pesquisa adota os conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso da Escola Francesa. O objetivo principal deste estudo é analisar o funcionamento e o processo de produção de sentidos nessa imbricação de dois campos discursivos – o religioso e o mercadológico –, encontrando nas regularidades e nas diferenças os elementos constitutivos do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. O corpus da pesquisa é composto dos testemunhos dos fiéis e das mensagens dos pastores que a Igreja disponibiliza em seu canal no Youtube: IURD TV; e em seu portal na internet: universal.org. A tese que norteia as discussões neste trabalho é que religião e mercado estabelecem uma relação de simbiose na qual o consumo se apropria do sagrado e o sagrado se apropria do consumo. Apropriamo-nos da metáfora biológica da simbiose para compreender a vida em comum entre estas duas instituições – religião e mercado – que, apesar da natureza diferente, cooperam entre si na arte da convivência. Constatamos que o discurso da Igreja Universal constrói uma simbiose entre o mercadológico e o religioso possibilitando uma sacralização do consumo e uma mercadologização do sagrado.

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