Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Roberto de Jesus"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Perspectivas hermenêuticas: uma releitura do conceito do Yahweh criador a partir de Isaías 45,14-25
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-14) SILVA, Roberto de Jesus; SIQUEIRA, Tércio Machado
    Este trabalho pretende analisar o título de Criador dos céus e da terra, atribuído a Yahweh, em Isaías 45,14-25, como também, demonstrar que a teologia do Yahweh Deus Criador em Israel, foi iniciada pelo Dêutero-Isaías no período em que ele esteve exilado na Babilônia com seus compatriotas. Também destacamos nesta tese que a teologia do Deus Criador, dos céus e da terra sofreu interferências culturais, da narrativa babilônica da criação conhecida como Enuma Elish. Para tal, utilizamos o estudo exegético, partindo da análise do contexto histórico, literário e religioso do Dêutero-Isaías, afim de, demonstrarmos que o título de Criador atribuído a Yahweh, teve o objetivo de esclarecer a comunidade judaica que estava exilada na Babilônia, que o deus Marduk não era o criador dos céus e da terra. Portanto, interpretamos o título de Deus Criador atribuído a Yahweh pelo profeta Dêutero-Isaías, como uma negação deste título direcionado à Marduk pelos babilônicos da dinastia caldaica. Demonstramos que no período pós-exílico, a teologia do Yahweh, Deus Criador passou por evoluções, sendo que a segunda fase desta teologia deve ser vista na produção literária Gênesis 1,1-2, 4ª – 2,4b-25. Discutimos que os redatores das duas narrativas cosmogônicas citadas acima no livro de Gênesis, produziram estes textos no período pós-exílico para re-afirmar a teologia do Yahweh Deus Criador, iniciada pelo profeta Dêutero-Isaías, por volta do ano 540 a.C. Por fim, mencionamos que os Salmos de Criação 104; 33; 19; 08 e 136 são a terceira fase da teologia do Deus Criador em Israel no período pós-exílico e nesta os salmistas apresentaram algumas novidades que não foram mencionadas pelo Dêutero-Isaías, tais como: Yahweh o Deus Sustentador da criação, Yahweh o Deus Artesão que criou os céus com suas mãos e a criação de Yahweh vinculada a sua hesed - bondade e outros temas que foram trabalhados nesta tese.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão