Navegando por Autor "SILVA, Nadja Ferreira da"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Praia Grande (SP – BR) e sua relação com a educação ambiental crítica(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-14) SILVA, Nadja Ferreira da; COELHO, Patrícia Margarida FariasNesta tese, apresentamos uma discussão em que as questões relacionadas à degradação do meio ambiente e a proposta por uma educação ambiental, ainda dependem de muitos esforços para formar uma consciência social crítica de responsabilidade compartilhada sobre as ações humanas. De modo que o problema de pesquisa buscou investigar como, ou de que modo, a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) de Praia Grande, SP, articula seus projetos com a EA crítica? Para tanto temos três objetivos, a saber: (i) apresentar um panorama histórico da exploração do meio ambiente mediante as ações humanas e suas consequências; (ii) compreender a anexação da educação ambiental nas discussões internacionais e seu percurso para a formação da cidadania; (iii) discutir como a questão da educação ambiental crítica se articula com as práticas educativas, desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA). O corpus abarca os projetos desenvolvidos pela CEA ao longo dos seus 25 anos, que vinculada a Secretaria de Educação no município, atua como um espaço educativo voltado para atender alunos e comunidade da cidade e região, sob a proposta de trazer reflexão sobre a educação ambiental. O que justifica essa escolha são as discussões relacionadas as ações que possibilitam (ou, não) a formação de uma consciência ambiental voltada à transformação da sociedade em seu modo de pensar e agir, questões essas que se tornaram cada vez mais presentes no mundo contemporâneo. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos relacionados à degradação do meio ambiente ao longo da história; o surgimento do ambientalismo; a questão da temática ambiental em âmbito internacional; o tema da inserção da educação ambiental nos debates internacionais; o percurso para a formação da cidadania; as questões relacionadas a consciência ambiental; o contexto da educação ambiental crítica; e os projetos desenvolvidos pela CEA. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos o método documental (GOLDENBERG, 1997). Os resultados confirmaram a hipótese de que a educação ambiental desenvolvida pela CEA, não esteja propondo reflexões críticas em suas práticas pedagógicas. Durante as análises encontramos descontinuidade nos projetos desenvolvidos, embora, os problemas sociais continuassem, como no caso do aumento nos casos de dengue, que refletem na necessidade em se ampliar os limites da temática ambiental. Ao final, compreendemos que o espaço educativo possui grande relevância na região e consideramos que a tese possa contribuir com o trabalho da CEA, ao reconsiderar que seus projetos possam integrar as questões socioambientais da sociedade, considerando que esse possa ser um novo olhar para as propostas desenvolvidas.