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Navegando por Autor "SILVA, Luiz Eduardo Prates da"

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    Direito à educação: uma reflexão sobre metodismo, industrialização e classes populares
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-11-27) SILVA, Luiz Eduardo Prates da; FISCHMANN, Roseli
    Esta tese tem como foco o Direito à Educação e parte do princípio que o humano se constitui como ser autônomo e consciente pela palavra. A educação é fundamental para que a palavra seja crítica e garanta a consciência e a autonomia. Negar o direito à educação é negar a palavra crítica e, portanto, negar a humanidade aos humanos. Reivindica direitos quem está alijado deles; quem já os tem não necessita reivindicá-los. Por isso, em sociedades com elevada desigualdade social, reivindicam direitos as pessoas das camadas oprimidas e espoliadas, ou seja, as classes populares. Dois contextos históricos foram estudados para uma comparação diacrônica sobre a luta por esse direito, tendo como ponto de referência o surgimento do capitalismo e, portanto, da industrialização, a Inglaterra do século XVIII e o Brasil da primeira metade do século XX. Como o processo prévio à Revolução Inglesa teve considerável influência do movimento religioso metodista e este demonstrou preocupação com a educação das classes populares, estuda-se a fundamentação desta preocupação na vida e atuação de seu fundador, John Wesley, bem como sua influência no modo de produção nascente. A industrialização no Brasil ocorre bem mais tarde e propicia uma série de fenômenos sociais, dentre eles a consciência que as classes populares vão assumindo que no mundo industrializado a educação joga um papel fundamental. Ao final desse estudo, a partir da análise dos períodos estudados, pudemos considerar que, tanto no primeiro contexto histórico como no segundo, o Direito à Educação é negado e só se torna realidade pela luta das próprias classes populares para garantirem este seu Direito.

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