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Navegando por Autor "SILVA, Luciane Duarte da"

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    Avaliação da extensão universitária: caminhos, desafios e possibilidades
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-21) SILVA, Luciane Duarte da; ANDRÉ, Cláudio Fernando
    Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar possibilidades de avaliação das ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores(as) de cursos e professores(as) nas Instituições de Ensino Superior, contemplando seus principais fundamentos, conceitos e construção teórica. A justificativa deste estudo decorre das transformações em movimento no setor educacional em relação ao tema, especialmente, em virtude da Resolução nº7 de 2018 do Ministério da Educação e a consequente mobilização de todas as IES para o atendimento das suas diretrizes. Além da implantação da curricularização da extensão, outro desafio que se coloca neste processo é a avaliação das ações extensionistas. O presente trabalho apresenta a seguinte questão problematizadora: “quais são as possibilidades e desafios da avaliação de ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores (as) de cursos e professores (as) nas Instituições de Ensino Superior em suas ações extensionistas”? Tomando como referência os seguintes documentos: (a) a Resolução nº7 de 2018 (BRASIL, 2018), (b) a Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012), (c) os Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES (FOREXT, 2013) e (d) documentos e trabalhos acadêmicos encontrados na revisão bibliográfica e documental, referente ao período de 2015 a 2020 sobre o tema: Avaliação da Extensão Universitária. Nesta pesquisa considera-se a hipótese de que o levantamento exploratório por meio da pesquisa documental auxilia na construção de referenciais para o processo de avaliação das ações de extensão das Instituições de Ensino Superior. A partir dos caminhos que o tipo de pesquisa qualitativa delineia, a metodologia deste estudo é composta pelos seguintes métodos: pesquisa exploratória subsidiada pela pesquisa bibliográfica e documental e posteriormente a análise descritiva. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco o período entre 2015 a 2020, em teses, dissertações e artigos científicos e livros sobre o tema Extensão Universitários. A pesquisa restringiu-se às publicações nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: (a) Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; (b) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (c) Rede Nacional de Extensão universitária – RENEX; (e) Congresso Iberoamericano e Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; (f) livros específicos sobre extensão universitária. Os resultados descritos na pesquisa contribuem para uma maior compreensão sobre a evolução histórica do tema e indica caminhos para os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de graduação no ensino superior.

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