Navegando por Autor "SILVA, Luciane Duarte da"
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Item Avaliação da extensão universitária: caminhos, desafios e possibilidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-21) SILVA, Luciane Duarte da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar possibilidades de avaliação das ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores(as) de cursos e professores(as) nas Instituições de Ensino Superior, contemplando seus principais fundamentos, conceitos e construção teórica. A justificativa deste estudo decorre das transformações em movimento no setor educacional em relação ao tema, especialmente, em virtude da Resolução nº7 de 2018 do Ministério da Educação e a consequente mobilização de todas as IES para o atendimento das suas diretrizes. Além da implantação da curricularização da extensão, outro desafio que se coloca neste processo é a avaliação das ações extensionistas. O presente trabalho apresenta a seguinte questão problematizadora: “quais são as possibilidades e desafios da avaliação de ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores (as) de cursos e professores (as) nas Instituições de Ensino Superior em suas ações extensionistas”? Tomando como referência os seguintes documentos: (a) a Resolução nº7 de 2018 (BRASIL, 2018), (b) a Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012), (c) os Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES (FOREXT, 2013) e (d) documentos e trabalhos acadêmicos encontrados na revisão bibliográfica e documental, referente ao período de 2015 a 2020 sobre o tema: Avaliação da Extensão Universitária. Nesta pesquisa considera-se a hipótese de que o levantamento exploratório por meio da pesquisa documental auxilia na construção de referenciais para o processo de avaliação das ações de extensão das Instituições de Ensino Superior. A partir dos caminhos que o tipo de pesquisa qualitativa delineia, a metodologia deste estudo é composta pelos seguintes métodos: pesquisa exploratória subsidiada pela pesquisa bibliográfica e documental e posteriormente a análise descritiva. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco o período entre 2015 a 2020, em teses, dissertações e artigos científicos e livros sobre o tema Extensão Universitários. A pesquisa restringiu-se às publicações nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: (a) Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; (b) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (c) Rede Nacional de Extensão universitária – RENEX; (e) Congresso Iberoamericano e Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; (f) livros específicos sobre extensão universitária. Os resultados descritos na pesquisa contribuem para uma maior compreensão sobre a evolução histórica do tema e indica caminhos para os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de graduação no ensino superior.Item Formação continuada nas EMEIs da cidade de São Paulo: uma análise sobre a constituição identitária docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-08-27) SANTOS, Maria Aparecida de Souza; SILVA, Luciane Duarte daNessa dissertação, apresenta-se a relação entre a formação continuada e a identidade docente, evidenciando como os processos formativos contribuem para a qualificação da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na cidade de São Paulo. O problema de pesquisa discorre: Como a formação continuada colabora à constituição identitária docente? A questão problematizadora aponta que a formação continuada, quando concebida e implementada de forma sistemática, contextualizada e participativa, promove a transformação das práticas pedagógicas, impulsionando o desenvolvimento profissional e fortalecendo a identidade docente, contribuindo assim com uma Educação Infantil qualificada e alinhada às necessidades infantis. O objetivo geral é compreender como a formação continuada colabora à constituição identitária da(o) professora(or) da EMEI. E, três objetivos específicos: (i) Analisar como a formação continuada colabora à constituição identitária docente; (ii) Mapear a formação continuada das professoras (es) de EMEIs, sua organização e práticas pedagógicas construídas; (iii) Descrever as contribuições da formação continuada com a construção da identidade docente. A justificativa para tal estudo decorre da necessidade de problematizar a dicotomia entre a teoria e a prática que por vezes ainda persiste nos processos formativos, especialmente quanto a identidade de um profissional que abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os princípios da formação continuada de Imbernón (2009, 2011, 2016), Almeida (2013), Formosinho (2009), Paulo Freire (2023) e da identidade docente de Pimenta (2012), assim como os marcos legais e publicações curriculares da Rede Municipal de Ensino de SP (RMESP) para a Educação Infantil. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco publicações dos últimos cinco anos, em teses, dissertações e artigos científicos, com busca nas seguintes bases online: a) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (b) Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; (c) Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa consiste em uma pesquisa de campo (MATTAR, RAMOS, 2021), os instrumentos de coleta de dados desenvolvidos por meio da aplicação de questionário elaborado no Google Forms, contendo questões abertas e fechadas, visando coletar dados voltados às experiências e percepções das(os) professoras(es) em relação à formação continuada e à construção de sua identidade docente. A pesquisa foi realizada com professoras de três EMEIs, localizadas na Diretoria Regional de Educação de São Miguel (DRE MP), na cidade de São Paulo. Os resultados esperados com essa pesquisa indicam que a formação continuada, quando focada na reflexão crítica sobre a prática docente, contribui significativamente para a construção da identidade docente. Dessa forma, evidencia-se a importância da ressignificação do pensar e agir docente, numa perspectiva dialética, emancipatória e humanizadora.
