Navegando por Autor "SILVA, Dirceu Lemos da"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Tela de Babel: historicidade e transições no mercado audiovisual(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-14) SILVA, Dirceu Lemos da; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoEstamos diante de um novo contexto midiático, com o aumento da oferta de conteúdos audiovisuais, a hipersegmentação de públicos e o barateamento de dispositivos conectados, cada vez mais convergentes. Essas novas tecnologias digitais permitem aos usuários a condição simultânea de serem ativos produtores, programadores e distribuidores de conteúdos audiovisuais. A partir da historicidade das principais tecnologias de captação, reprodução e transmissão de imagem e som, do cinema e da TV, o presente estudo analisa como a ubiquidade audiovisual em infinitas telas tem conduzido a uma rápida alteração nos modelos de negócios da televisão. A TV, que durante décadas foi a mais poderosa e influente mídia de massa, e que agora é forçada a se reinventar e a dividir as receitas com os novos players disruptivos emergidos da Internet, como a Netflix. Este trabalho utilizou-se do aporte dos estudos de mídia (media studies) apoiado em uma metodologia de pesquisa exploratória, bibliográfica e análise documental. O referencial baseia-se no cabedal teórico de autores como Henry Jenkins, Nicholas Negroponte e Guillermo Orozco que defendem a coexistência dos antigos e novos meios comunicacionais. Na Babel das telas, a televisão torna-se mais uma entre tantos outros displays.