Navegando por Autor "SERI, Leonardo de Freitas"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O jogo de areia (Sandplay) no tratamento do trauma em adolescente(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-01) SERI, Leonardo de Freitas; AVOGLIA, Hilda Rosa CapelãoO crescente número de notificações a respeito de crianças e adolescentes em situação de violência indica a necessidade de se pensar acerca de como é possível acolher e intervir junto a esse público. O presente estudo parte da ideia de trauma para apontar as manifestações psicossomáticas decorrentes da vivência do indivíduo que passou por situação de violência. A revisão da literatura aponta a utilização da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como a forma com mais evidências científicas para intervir no caso de adolescentes traumatizados, considerando ainda a escassez de pesquisas nessa área com as abordagens psicodinâmicas. Dessa maneira, o objetivo desse estudo foi investigar a eficácia do Sandplay no tratamento do trauma por abuso sexual em adolescentes. A partir da investigação da eficácia do instrumento, buscou-se discutir as vivencias traumáticas considerando-se os conceitos teóricos e técnicos do Sandplay, assim como, verificar os parâmetros diagnósticos e prognóstico do cenário inicial. Os instrumentos utilizados foram: Instrumento de Rastreio de Sintomas de Estresse Pós-Traumático (IRSEPT) e materiais específicos para realização do Sandplay, duas caixas de areia e um kit com miniaturas que reproduzissem o cotidiano de uma pessoa. Tratou-se de um estudo de caso único realizado em doze sessões, partindo de uma medida pré-experimental para verificar a eficácia do Sandplay, definido como um método expressivo com origem na Psicologia Analítica para tratamento do trauma por abuso sexual em uma adolescente. Os resultados sugeriram diminuição da sintomatologia traumática e, a partir da utilização do método clínico junguiano, ou seja, da amplificação simbólica dos cenários produzidos durante o Sandplay, foi possível verificar a psicodinâmica da adolescente traumatizada, assim como observar a flexibilização das defesas e as elaborações do trauma no decorrer das sessões. Desta maneira, configurou-se a necessidade de aumentar o estudo com um número maior de participantes, ampliar os enquadres para a aplicação do Sandplay com o intuito de redimensionar a técnica considerando sua aplicabilidade em contextos sócio institucionais e públicos.