Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Maria Aparecida de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação continuada nas EMEIs da cidade de São Paulo: uma análise sobre a constituição identitária docente
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-08-27) SANTOS, Maria Aparecida de Souza; SILVA, Luciane Duarte da
    Nessa dissertação, apresenta-se a relação entre a formação continuada e a identidade docente, evidenciando como os processos formativos contribuem para a qualificação da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na cidade de São Paulo. O problema de pesquisa discorre: Como a formação continuada colabora à constituição identitária docente? A questão problematizadora aponta que a formação continuada, quando concebida e implementada de forma sistemática, contextualizada e participativa, promove a transformação das práticas pedagógicas, impulsionando o desenvolvimento profissional e fortalecendo a identidade docente, contribuindo assim com uma Educação Infantil qualificada e alinhada às necessidades infantis. O objetivo geral é compreender como a formação continuada colabora à constituição identitária da(o) professora(or) da EMEI. E, três objetivos específicos: (i) Analisar como a formação continuada colabora à constituição identitária docente; (ii) Mapear a formação continuada das professoras (es) de EMEIs, sua organização e práticas pedagógicas construídas; (iii) Descrever as contribuições da formação continuada com a construção da identidade docente. A justificativa para tal estudo decorre da necessidade de problematizar a dicotomia entre a teoria e a prática que por vezes ainda persiste nos processos formativos, especialmente quanto a identidade de um profissional que abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os princípios da formação continuada de Imbernón (2009, 2011, 2016), Almeida (2013), Formosinho (2009), Paulo Freire (2023) e da identidade docente de Pimenta (2012), assim como os marcos legais e publicações curriculares da Rede Municipal de Ensino de SP (RMESP) para a Educação Infantil. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco publicações dos últimos cinco anos, em teses, dissertações e artigos científicos, com busca nas seguintes bases online: a) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (b) Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; (c) Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa consiste em uma pesquisa de campo (MATTAR, RAMOS, 2021), os instrumentos de coleta de dados desenvolvidos por meio da aplicação de questionário elaborado no Google Forms, contendo questões abertas e fechadas, visando coletar dados voltados às experiências e percepções das(os) professoras(es) em relação à formação continuada e à construção de sua identidade docente. A pesquisa foi realizada com professoras de três EMEIs, localizadas na Diretoria Regional de Educação de São Miguel (DRE MP), na cidade de São Paulo. Os resultados esperados com essa pesquisa indicam que a formação continuada, quando focada na reflexão crítica sobre a prática docente, contribui significativamente para a construção da identidade docente. Dessa forma, evidencia-se a importância da ressignificação do pensar e agir docente, numa perspectiva dialética, emancipatória e humanizadora.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão