Navegando por Autor "SANTOS, Glauco Fernando Silva"
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Item Entre o fracasso e o sucesso escolar: os forasteiros de Cumuruxatiba-BA(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-25) SANTOS, Glauco Fernando Silva; FURLIN, MarceloEsta tese investiga as atitudes pedagógicas de educadores que decidiram ao longo da vida, experienciar novas formas de trabalho distantes da sua terra natal e do seu ambiente de formação profissional. Sendo assim, os educadores forasteiros como são conhecidos vivenciam o fracasso escolar e buscam soluções, em alguns momentos “clandestinas” para o sucesso dos sujeitos ao longo da escolarização. Desse modo, pretendemos compreender por meio de entrevistas semiabertas, como os professores constroem possibilidades de resistir as estratégias do aparelho escolar em disseminar a ideologia dominante, e quais são as possíveis saídas levando em conta a problemática do peso educacional do capital cultural e o caráter socialmente seletivo do sistema escolar. A pesquisa tece reflexões teóricas a partir das teorias críticas, principalmente sob a luz de estudiosos da sociologia da educação e críticos do sistema capitalista de ensino, para compreender os agentes de exclusão cultural presentes nas práticas escolares. Portanto, propomos um diálogo com educadores “forasteiros” que atuam na educação de Cumuruxatiba, distrito de Prado, munícipio do extremo sul do Estado da Bahia, a fim de levantar hipóteses sobre o fracasso e o sucesso escolar em um contexto pluricultural.Item Fracasso escolar: as atitudes dos familiares frente a este fenômeno(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-08-24) SANTOS, Glauco Fernando Silva; SAES, Décio Azevedo Marques deEsta pesquisa almejou investigar os mecanismos ideológicos presentes nas atitudes dos familiares de alunos e ex-alunos que vivenciaram o fracasso escolar, buscando captar as estratégias do aparelho escolar para disseminar a ideologia dominante, principalmente nos alunos oriundos das camadas populares. Levando em conta a problemática do peso educacional do capital cultural da família e o caráter socialmente seletivo do sistema escolar, o trabalho fundamentou-se nos teóricos Louis Althusser; Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron; e Christian Baudelot & Roger Establet, estudiosos da sociologia da educação e críticos do sistema capitalista de ensino, para compreender os mecanismos e identificar os agentes de exclusão cultural presentes nas instituições escolares. Nesta perspectiva, é possível caracterizar a função social da escola na sociedade de classes: esta atua como um aparelho ideológico, responsável por inculcar ideologia dominante e selecionar e classificar os alunos que adentram no espaço escolar. Buscando comprovar a existência de um processo seletivo e classificatório na escola, a pesquisa estabeleceu um diálogo com os familiares de alunos que não cumpriram integralmente a trajetória escolar (ensino fundamental e médio).