Navegando por Autor "SANTOS, Fabiana Cabrera Silva"
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Item Pedagogia virtuosa: os mo(vi)mentos da formação docente universitária(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-28) SANTOS, Fabiana Cabrera Silva; FURLIN, MarceloA formação docente universitária tem assumido lugares importantes nas pesquisas educacionais. Este horizonte vislumbra, dentre eles, caminhos emergentes que molduram os saberes indispensáveis à prática pedagógica (Pimenta, 2012). Nesta linha diretiva, a pesquisa tem como objetivo interpretar as narrativas docentes dos professores para compreender o (s) lugar (es) de construção dos seus saberes pedagógicos e identidade profissional docente. Na inspiração da hermenêutica ricoeuriana do texto, o percurso teórico-metodológico do trabalho com narrativas alarga os pilares desse espaço quando recoloca as narrativas, nas ciências humanas, como lugar de possibilidades e materialização dos sentidos das experiências docentes vividas. Nesse viés, é a partir da tríplice mímesis (I, II e III) de Ricoeur (2010) que as narrativas dos cinco professores universitários foram desdobradas e apontam aproximações e distanciamentos, na perspectiva do arco hermenêutico, sobre a docência universitária. Na mímesis I, da vida antes do texto, os professores-narradores imprimem as linhas matriciais da docência: como uma atividade que se faz a partir de modelos exitosos de práticas e técnicas mágicas que, muitas vezes, se distancia dos espaços de reflexões críticas e dos saberes científicos que possibilitam tematizar as bases epistemológicas dos fundamentos da educação. A vida no texto que compreende a mímesis II as vivências assumem o protagonista estrutural do texto narrado e o lugar da docência sustentada no saber experencial que emerge de escolhas acidentais e, nesse cenário, atende aos objetivos mercadológicos da educação. A mímesis III sendo a dimensão formativa que compreende o círculo mimético propõe o transbordamento narrativo que busca a ação. Nesse instante, a proposição da pedagogia virtuosa que busca narrativas aberta, como lugar vivo, que rompe, religa e projeta novos horizontes para pensar a docência universitária. As vias interpretativas propõem, como lugar para a construção dos saberes pedagógicos, os processos avaliativos como espaço práxico sobre a docência. Ademais, a pedagogia virtuosa como lugar de autoformação quando convida o conhecimento de si na relação com o outro. Assim, a pedagogia virtuosa que busca ampliar os limites da docência viciosa como lugar de construção da identidade docente.