Navegando por Autor "SALES, Rita Ribeiro Pinheiro"
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Item Histórias, memórias e trajetórias das professoras e dos professores do ensino fundamental I no município de São Sebastião/São Paulo (1996-2023)(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-08-15) SALES, Rita Ribeiro Pinheiro; FURLIN, MarceloO presente trabalho propõe-se ao registro e à reconstituição das histórias, memórias e trajetórias dos professores no município de São Sebastião. Esta pesquisa mostra-se relevante no sentido de elucidar o quanto é possível desvendar uma cultura e um pensamento a partir do ato de falar e de como as pessoas encerram dentro de si muitos laços que compõem uma comunidade. É preciso, então, oportunizar ao professor o protagonismo de sua ação, reflexão e contribuição, como um agente responsável por transmitir às gerações, por meio dos saberes docentes, o conhecimento, a investigação e o respeito à história e à memória da sua cidade. Assim, entendemos que a pesquisa narrativa é um caminho para a inserção das histórias dos professores nas páginas da história desse município. Como proposta metodológica, o estudo baseia-se na pesquisa qualitativa narrativa e autobiográfica. Com base em Clandinin e Connelly (2015), o estudo trata da reconstituição de histórias vividas, compartilhadas pelos participantes da pesquisa, por aqueles que narram suas experiências e por aqueles que as interpretam em face das questões e objetivos da pesquisa. Apresentamos como objetivos desta pesquisa: ouvir, conhecer, compreender e relatar os aspectos da profissão, tendo como suporte a narrativa da trajetória desses professores em atuação no município. Neste sentido é que colocamos o seguinte problema de pesquisa: a narrativa de história, memória e trajetória de professores pode ajudar na construção, no fortalecimento e no reconhecimento da identidade docente no município? Para responder a esse questionamento é importante que o sujeito esteja disposto a analisar criticamente a si próprio. Desse modo, o trabalho foi organizado em quatro momentos: a história da educação, as memórias dos professores, a metodologia da pesquisa e a trajetória acadêmico-profissional pela voz dos participantes da pesquisa. Cabe aqui ressaltar que pensar nos relatos da história de vida dos professores pode ser, por meio das narrativas, um exercício de construção do conhecimento e de fortalecimento da identidade docente. O estudo permitiu inferir que a identidade trajetorial docente é uma marca forte da educação do município e reiterou a importância da documentação, da escrita de si, de sua própria prática, da reflexão crítica sobre ela e da publicização dos professores do Ensino Fundamental I a partir de suas narrativas. Desse modo, consideramos interessante que tais aspectos sejam frequentemente estimulados desde o início da formação de professores no contexto educacional, não somente com vistas às memórias docentes, que ficarão eternizadas nos escritos, como também pelo conhecimento que o registro do patrimônio sócio-histórico-cultural da cidade pode possibilitar a educadores e sociedade em geral.